Como fazer um protetor de anzol para pescar com fly

Saiba como montar um prático e útil acessório em novas iscas de fly

Por Gustavo dos Reis Filho, Gugu

Protetor de anzol: em algum momento você vai precisar. A receita é simples e serve tanto para os streamers e poppers que já temos no estoque, quanto para outros novos a serem atados.

No caso das iscas já montadas, é apenas necessário que elas tenham um mínimo de espaço livre perto do olho do anzol. O material a ser utilizado consiste em: linha de náilon ou fluorcarbono, linha de atado resistente (kevlar) e cola tipo super bonder.

A escolha entre náilon ou fluorcarbono fica a critério de cada um, observando os seguintes prós e contras: o fluorcarbono, por ser mais rígido, desempenha melhor a função de manter a ponta do anzol longe de obstáculos “enroscativos”, mas, por outro lado, é mais complicado para atar e provavelmente, se comparado com o náilon, dificulta mais a cravada do anzol na boca do peixe.

Seja qual for a linha escolhida, sugiro o diâmetro de 0,60 ou 0,50 mm para anzóis entre 1/0 e 3/0. Para anzóis menores, acho melhor trabalhar com 0,40 mm ou até menos no caso de fluorcarbono.

Passo-a-passo:

– Streamer tradicional sem protetor de enrosco

– Prenda o corpo de streamer (ou rabo do popper) com um pedaço desses arames que amarram os sacos de pão de forma ou aqueles que vêm nas linhas de fly.

– Pegue um pedaço de aproximadamente 15 cm do náilon ou fluorcarbono e prenda de um lado do anzol. ATENÇÃO: para o caso de atar um streamer ou popper novo, este será o primeiro passo.

– Pegue outro pedaço igual do náilon ou fluor carbono e fixe do lado oposto do anzol.

– Apertando bem a linha de atar, fixe os dois pedaços e arremate na altura do meio da curva do anzol. Em seguida, passe super bonder por toda a amarração.

– Pegue uma das pontas de linha e fixe junto do olho do anzol, de maneira que a volta da linha fique como na foto. ATENÇÃO: no caso de estar atando um streamer ou popper novo, finalize a isca antes deste passo.

– Pegue a outra ponta de linha e fixe junto do olho do anzol, apertando bem e tomando cuidado para que as duas voltas fiquem exatamente iguais, como mostra a foto, e arremate.

– Passe super bonder generosamente por toda a amarração.

– Streamer tradicional com protetor de enrosco acabado.

A receita é simples e serve tanto para os streamers e poppers que já temos no estoque, como para outros novos a serem atados.

O protetor de anzol é importante para evitar o enrosco em pontos de pesca promissores