Homem é multado em R$ 1,4 mil por pesca com arpão em plena piracema

Flagrante se deu nas proximidades da Usina de Jupiá, em local proibido no Rio Paraná, e a pescaria foi filmada

Por Lielson Tiozzo

Um homem foi multado em R$ 1,4 mil por ter feito pesca com arpão em local proibido e em plena piracema. O flagrante se deu a menos de 1.500 das barragens de usinas hidroelétricas especialmente da Usina de Jupiá e Sérgio Motta, no Rio Paraná.

A ação se deu graças à “Operação Arpão” comandada pelo Ibama e pela Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. As corporações decidiram trabalhar em conjunto depois do recebimento de diversas denúncias sobre esta prática na região.

O infrator, de 30 anos, foi preso quando pescava a menos de 80 metros da usina de Jupiá. Segundo a PMA, ele estava com roupa de mergulho e utilizava um barco com motor de popa 40 HP. Toda a pescaria foi filmada pelas câmeras da empresa administradora da usina.

“NO momento da abordagem, o pescador tentou fuga e jogou no rio os peixes capturados e petrechos de pesca. O barco e motor de popa foram apreendidos”, conta a PMA, por meio de nota.

O infrator recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Federal de Três Lagoas e responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção.

Toda a ação do pescador, de 30 anos, foi filmada pelas câmeras da usina (Foto: PMA/MS)