Seiji Kato, o guru das iscas artificiais, é personalidade da pesca

Japonês começou a desenhar modelos de iscas há mais de 30 anos e é um dos principais nomes da consagrada Jackall

Que as iscas da marca Jackall são objeto de desejo de muitos pescadores ao redor do mundo, todos já sabem. Mas, o que poucos imaginam é que o principal responsável pela ação única e acabamento impecável dessas artificiais é o pescador japonês Seiji Kato.

Em 1988, ele começou a desenhar iscas artificiais. Mas, náquela época, os programas e computadores não eram tão desenvolvidos. Então, os protótipos criados não eram perfeitos, e facilmente sofriam alterações, mesmo que de algumas frações decimais, que acabavam desbalanceavam o plug. Com habilidade, ele lapidava com as mãos cada protótipo, com muito cuidado e foco para manter o equilíbrio total.

O designer começou na Daiwa e nessa empresa criou grandes sucessos, como a TD minnow, TD popper e TD pencil.

Depois disso foi para outra fabricante japonesa, a renomada Lucky Craft. Lá, continuou produzindo muitas iscas de sucesso como a Sammy, a Pointer e a Flash Minnow. Quando ainda trabalhava para a marca, a maneira de projetar iscas começou a mudar, saindo de maneira analógica para digital, com os softwares 3D. Essa tecnologia possibilitou cirar mais de 40 modelos de artificiais em cinco anos.

Em 1999, o designer deu a grande fisgada de sua vida e junto com outro pescador profissional de torneios, Toshiro Ono, fundou a Jackall Lures. Em pouquíssimo tempo a fábrica ficou conhecida pelas iscas com designs inovadores, extrema qualidade e que ajudam aos pescadores a pescar mais peixe com mais facilidade.

A cada nova criação, Seijo Kato e a equipe da Jackall produzem centenas de protótipos ao longo do ano, sempre utilizando as mais recentes tecnologias de engenharia, e buscando a forma perfeita do corpo, equilíbrio, melhor posicionamento de garateias, som pensando em proporcionar o desempenho perfeito dentro da água.

Entre os diversos modelos produzidos pela Jackall, pode-se destacar a série TN, a soft Flick Shake, Squad Minnow e a Bonnie, sendo essas duas, muito usadas pelos pescadores brasileiros.

Seiji Kato é um dos principais desenvolvedores de iscas artificiais