Municípios de Mato Grosso recebem barcos para fiscalização ambiental

Pelo menos 30 cidades receberam os equipamentos, com motor e com aparelho GPS para auxiliar na fiscalização

Barcos com motor foram entregues para trinta municípios de Mato Grosso pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). De acordo com a entidade, o objetivo é “auxiliar as ações de patrulhamento nos rios em combate aos crimes ambientais”, como a pesca predatória.

Na mesma oportunidade também foi anunciado o início da construção de dez secretarias municipais de meio ambiente, totalizando o investimento de R$ 2,8 milhões com aporte financeiro do Fundo Amazônia/BNDES. Também foi realizada a entrega de 22 equipamentos GPS com câmera.

“Esse barco irá nos auxiliar muito na fiscalização da pesca predatória, porque o Rio Arinos está muito próximo a nossa cidade e temos 110 quilômetros de rio em nosso município”, comemora a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Porto dos Gaúchos, Andira Piovesan.

Segundo Andira, a construção da nova sede da Sema em sua cidade irá proporcionar melhor qualidade de trabalho aos servidores e melhor atendimento aos cidadãos, já que o município realiza tanto ações fiscalizatórias, quanto de licenciamento de empreendimentos de impacto local.

Além de Porto dos Gaúchos, as obras para construção de estruturas para os órgãos ambientais municipais em Brasnorte, Canarana, Cláudia, Comodoro, Juara, Porto dos Gaúchos, Querência, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia, Vila Bela da Santíssima Trindade também foram anunciadas durante a entrega dos equipamentos.

“A estratégia de Mato Grosso é fortalecer os municípios para que de forma descentralizada nós possamos aprimorar o combate ao desmatamento e aos incêndios florestais e, de forma eficiente, atender o cidadão”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Em Mato Grosso o período de proibição da pesca termina no dia 31 de janeiro.

Embarcações foram entregues para cidades que precisam de uma patrulha intensa (Foto: Sema)