Cinco regras de ouro para pescar no Verão

A estação mais quente já chegou. Tome alguns cuidados para pescar com muita segurança e cuidados com sua saúde

Pescar no Verão tem boas vantagens. A principal delas é que o dia fica mais longo e mais aproveitável. Além disso, muitos ficam mais dispostos para sair de casa, apesar do “desconforto” de não poder pescar sob ar condicionado. Pensando no bem estar dos pescadores, separamos algumas boas dicas.

1- EVITE PESCAR ENTRE 10H E 16H

Sabemos o quanto é difícil, ainda mais se for em um dia produtivo. No entanto, existe um grande risco de expor o corpo à altas temperaturas e promover a hipertermia. Se o corpo ultrapassa os 41ºC existe um risco elevado do surgimento de enfermidades, inclusive alguns casos graves. Use roupas leves, que facilitem a transpiração.

2- PREVINA AS CÃIMBRAS 

A pescaria em altas temperaturas pode levar à perda de água e à queda no nível de sódio do corpo.  Quem pesca com iscas artificiais e faz movimentos constantes está sujeito ao aumento de contrações espontâneas dos músculos, as câimbras. Por isso, não deixe de alongar e de se hidratar durante a pescaria. Consuma bananas, maçãs e outras fontes de carboidrato. Se possível, leve até mesmo um isotônico para ser consumido depois de mais de uma hora intensa de jornada.

3 – FAÇA REFEIÇÕES LEVES

Muito cuidado com as refeições do café da manhã e sobretudo do almoço. Comer demais em qualquer uma delas pode ser perigoso. Evite alimentos gordurosos e, sobretudo, bebida alcóolica (deixe para o final do dia, nas comemorações). Opte por comidas de rápida digestão. 

4 – EVITE A DESIDRATATAÇÃO 

Beba água, água de coco e isotônicos durante a pescaria. A desidratação pode acarretar sérios problemas, como a perda de coordenação, desmaios, tonturas e, em casos mais extremos, até a morte. 

5 – USE PROTETOR SOLAR, BONÉ, ÓCULOS E ROUPAS COM PROTEÇÃO

Não saia para pescar sem antes aplicar protetor solar, preferencialmente com fator 50 UV. Existem no mercado protetores esportivos, à prova d’água e em composição do tipo spray. Estes são incolores e não atrapalham as fotos. Use também protetor labial ou manteiga de cacau nos lábios. Não esqueça das roupas apropriadas, com proteção solar e também o óculos polarizado para evitar sérias lesões provocadas pela incidência de raios solares nos olhos. 

O Verão tem dias mais longos e assim o pescador pode aproveitar mais (Foto: Pepe Mélega)