4   +   4   =  

Evite alicate para cortar linha multifilamento

A recomendação irá ajudar na conservação de seus equipamentos; existem materiais mais apropriados

Não use alicate para cortar linha multifilamento. A recomendação vem do co-proprietário da Accurate Fishing Products, David Nilsen. Para corta-las, use um aparelho específico, a fim de evitar o desgaste.

Em entrevista à revista Sport Fishing, Nilsen destaca que a maioria dos alicates é projetada para cortar monofilamento ou fluorcarbono, além, é claro, de suas funções comuns, como prender, apertar e retirar objetos.

Os materiais usados no alicate, como aço inoxidável, em atrito com fios altamente resistentes das linhas modernas perdem sua resistência.

A linha multifilamento tem duração prolongada e incalculável. Isto não significa que você não precisa ter cuidado e atenção antes de embarcar para qualquer pescaria.

Mesmo assim, fique tranqüilo se a linha multifilamento perder a cor original. É até normal porque o material com que é feita não absorve tão bem o pigmento usado no tingimento.

Só fique atento ao desfiamento da linha, pois se for excessivo pode indicar a perda da resistência. Isto é muito fácil de ser observado. Antes da pescaria, descarregue poucos metros de linha e faça uma análise minuciosa, em local iluminado. Faça testes de resistência se ficar desconfiado.

Evite guardar a linha em local com umidade. Ela acelera o processo de degradação e enfraquecimento da resistência.

Outro detalhe é evitar guardar a carretilha ou molinete com a multifilamento ainda molhada. Espere que esteja seco para, enfim, colocar em compartimento fechado.

Verifique se não está guardando a linha em local com presença de ferrugem. Ou se os passadores da vara possuem alguma estrutura cortante.

O uso de produtos antioxidantes também prolonga a vida útil do material, desde que aplicado com moderação.

Com estes cuidados, certamente você terá a linha multifilamento à disposição em diversas pescarias.

Tesouras e corta linhas específicos para a multifilamento são mais apropriados