Final de semana marca abertura parcial da pesca no Pantanal

Com o fim da piracema em todo Mato Grosso e a liberação da pesca na calha do Rio Paraguai em MS, a temporada vai começar num dos cartões-postais do Brasil

Por Lielson Tiozzo

A temporada de pesca no Pantanal começa neste sábado 1º de fevereiro. Mas o pescador deve ficar atento às diferentes legislações estaduais. Isto porque 70% do bioma no Brasil estão em Mato Grosso do Sul e apenas outros 30% estão em Mato Grosso.

Em Mato Grosso o período de proibição da pesca termina em todo estado no dia 31 de janeiro. O estado ainda vive o impasse de uma possível implementação da política de cota zero do pescado. No entanto, o Projeto de Lei teve a tramitação suspensa no final do ano passado. A abertura se dará com as mesmas regras. Ou seja, com o dourado e a piraíba protegidos, e a cota é de 5 kg mais um exemplar.

Já em Mato Grosso do Sul a pesca está liberada apenas na modalidade pesque-e-solte na calha do Rio Paraguai. A medida é válida para os trechos sob abrangência de Corumbá e Porto Murtinho. Quem abater um peixe nestas regiões estará sujeito à multa de até R$ 100 mil, mais R$ 20 por kg de pescado apreendido. Além disso, o infrator irá responder o processo de crime ambiental e pode pegar de um a três anos de prisão.

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul prometeu intensificar a fiscalização tanto no Rio Paraguai, como na divisa com Mato Grosso. O objetivo em Corumbá e em Porto Murtinho é evitar que os pescadores abatam os peixes. Enquanto que na região com o estado vizinho é evitar a pesca, uma vez que sob os domínios sul-mato-grossenses a liberação se dará depois de 28 de fevereiro.

“A PMA alerta às pessoas que vão descansar em ranchos e locais às margens dos rios, que respeitem a legislação, não pescando nos locais proibidos e soltando os peixes nos locais onde estará permitido o pesque-solte, ou seja, na calha do rio Paraguai”, informa a corporação do Mato Grosso do Sul, por meio de nota.

O pescador também deve ficar atento à Licença de Pesca. Em Mato Grosso do Sul, o documento emitido pelo órgão estadual Imasul é obrigatório. Clique aqui para saber mais sobre Licença de Pesca no Pantanal.

O Pantanal é um dos destinos favoritos dos brasileiros quando o assunto é pescaria (Foto: Pepe Mélega)