Equipamentos e boas técnicas para pescar badejo

Espécie costuma atacar em partes mais profundas e exige habilidade e boas escolhas do pescador

Por Tuba

Pescar badejo não é tão simples. A espécie é forte e briga sujo. No entanto, vale a pena. Par ter sucesso, use varas de ação rápida e forte para linhas 6/8 de molinete ou, preferencialmente, as 8/10 para carretilhas. As elétricas têm mais torque instantâneo, o que é muito importante para tirar o badejo do fundo. As carretilhas devem ter boas engrenagens e freio potente para evitar que o bicho vá para a toca.

Use linhas multifilamento entre 60 e 80 lb, leaders a partir de 100/120 lb, Suport 11/0. Jigs grandes de 200 a 400 g chamam mais a atenção do peixe.

Técnicas na pesca vertical

Jigs com modelos assimétricos nas cores rosa, amarelo limão, rosa glow e laranja. Devem ser apresentados com um trabalho mais lento, priorizando os primeiros 15 m, sendo que em seguida descemos novamente.

Se acreditarmos em um pesqueiro em potencial, devemos insistir neste trabalho durante algum tempo na tentativa de seduzir o arisco e desconfiado badejo quadrado. O uso de jigs assimétricos se justifica pelo trabalho errático, principalmente quando trabalhados lentamente com longas puxadas. É importante manter as iscas trabalhando próximas das pedras, para atrair a atenção dos peixes.

Em relação às iscas naturais, as melhores são pequenos atuns, bonitos e carapaus, ou mesmo lulas inteiras, todas elas preferencialmente vivas. Os filés de bonito também funcionam bem.

A montagem do material é feita com chumbo de 1 kg, girador com snap grande, seis a oito metros de leader com o mínimo de 120 lb e dupla de anzóis live bait 11/0. Assim que o chumbo tocar o fundo, recolhe-se o equivalente ao leader acrescido de dois metros.

Os badejos são muito fortes e sempre desafiam os pescadores