Os benefícios da pesca para quem a pratica

Muito além de apenas o prazer de fisgar um peixão, a atividade pode auxiliar um indivíduo em muitas coisas boas para a saúde e o bem estar

A pesca proporciona muitos benefícios a quem a pratica. O prazer de pegar um peixe produz a endorfina, o hormônio do bem estar – tão apreciado e buscado por meio de diversas atividades.

Em pleno Século XXI as pessoas precisam encontrar alternativas para fugir do stress cotidiano e cuidar da saúde. Quem é pescador, sendo assim, tem sua válvula de escape pensando em bem estar e na saúde.

O que a pesca pode proporcionar, afinal?

Encontro com os amigos e familiares

Estar ao lado de pessoas queridas é importante para que o indivíduo possa compartilhar suas experiências.

Numa pescaria as piadas podem descontrair, a alegria dividida com algum sucesso reforça os laços e, em algum momento, a revelação de algo triste pode ser positivo. Porque é a chance dos amigos tentarem apresentar uma solução ou mesmo demonstrar que certa situação não precisa ser lamentada.

Conhecer gente nova

Seja num torneio, ou seja numa pescaria comum, sempre o pescador está sujeito a construir novas amizades.

Especialmente porque os bons pescadores são parceiros e solidários aos outros. Um empréstimo de equipamento, um resgate ou mesmo um auxílio na hora de embarcar o peixe sempre podem acontecer. Mesmo um socorro acaba formando uma amizade para a vida toda.

Diversão garantida

Existe um mantra: “mais vale um mau dia de pesca do que um bom dia de trabalho”. Nenhum pescador com juízo vai deixar de batalhar pelo próprio sustento no dia a dia. Mas esta frase emblemática, na verdade, significa que a pescaria acrescenta vitalidade.

As horas passam de maneira diferente e o contato com a natureza, sem poluição, permite um descanso para a mente e uma revigorada. Depois de uma semana pescando, pode apostar que o rendimento no trabalho nas semanas posteriores será melhor.

Queima calorias

Quem pratica a pesca com isca artificial está sujeito a fazer muita movimentação. Se estiver desembarcado, vai caminhar e fazer um exercício físico de baixo impacto.

Segundo o site Fatsecret, uma hora de pescaria gasta até 220 calorias. Muita gente precisa de muito mais tempo para concluir uma jornada.

Melhora a concentração

Todo pescador precisa estar totalmente atento ao que acontece ao seu redor. Precisa manter o foco durante os arremessos. E, principalmente, deve ser prudente para evitar acidentes.

Este exercício contínuo ajuda a pessoa a entender a importância da concentração. Sendo assim, fica uma herança para outras atividades, porque um pescador assíduo vai lidar com outras atividades sempre fazendo menção àquilo que mais gosta.


A pesca reforça os laços de amizade e é uma importante válvula de escape do stress cotidiano