O que fazer para despertar as traíras manhosas

Nem sempre a espécie parece disposta a atacar as nossas iscas, mas existem maneiras de conseguir atraí-la

Por Lester Scalon

Quando as traíras estão no fundo ficam mais preguiçosas. Então trabalhe a isca mais lenta, com pequenos toques e paradinhas. Se a isca tiver um chocalho melhor ainda, o barulho e a vibração do mesmo pode despertá-la da “preguiça”.

A traíra é um peixe muitas vezes imprevisível e quando estiver pescando nunca desista até a isca sair da água, pois muitas vezes elas não atacam no fundo e o pescador na ânsia de um novo arremesso já deu como perdido o recolhimento que nem acabou ainda.

Quando a isca vai sair da água é o momento que elas atacam, nesta hora se a fricção não estiver bem regulada e o pescador atento é muito fácil quebrar a ponta da vara, pois, no susto, o instinto é fisgar e numa situação destas é muito comum dar tudo errado.

Se não estiver tendo sucesso mude a velocidade do recolhimento, a forma das paradinhas, a cor e o modelo da isca. Elas costumam ser muito manhosas e temos que insistir com mais de um arremesso no local. Eu particularmente quando vejo um potencial maior num ponto insisto com vários arremessos, o pescador não pode ser preguiçoso como elas. Lembre que a isca para afundar e chegar na profundidade desejada tem que percorrer alguns metros, então o arremesso tem que um pouco mais longo que o suposto local onde achamos que o peixe está.

Dica eficiente

Uma boa opção para fazer um diferencial é customizar sua isca adicionando um pouco mais de peso para torná-la suspending ou quase.
Para adicionar peso é só fazer um pequeno furo e colocar esferas de chumbinhos e ir testando num balde de água o quanto ela esta afundando ou boiando mais lentamente. Algumas só ao trocar as garateias já as tornam quase suspending.

São situações onde o pescador tem que usar sua criatividade e decidir o que deseja fazer. Este processo é uma boa opção para quando der uma paradinha um pouco maior a sua isca vai ficar mais quieta no fundo, dando um tempo maior para a traíra decidir atacar.

As iscas cranck com toda certeza tem que fazer parte da tralha de todo pescador. Então o que está esperando? Estamos no frio na região Sul e na Sudeste, e as traíras já foram para os locais um pouco mais fundos. Pegue sua tralha com várias crancks e mãos à obra.

Por mais manhosa que esteja, a traíra muitas vezes ataca por não gostar de ser provocada