Cinco dicas para atracar o seu barco usando joystick

Hoje, encontramos sistemas de manobras com joystick para qualquer tipo de propulsão, seja ela de popa, rabeta, jet pod ou até de centro

Por Jurandir Souza

Muitos pescadores possuem barcos munidos de joystick. Tenha cuidado ao atracar, para evitar colisões e outros problemas. Confira as dicas:

1 – Sinta o neutro

Os joysticks tendem a ser bastante sensíveis em torno da posição central e, às vezes, respondem ao simples peso da mão. Acostume-se com a sensação de tocar no comando, sem movê-lo, e considere remover a mão toda vez que estiver parado. O joystick da Mercury Marine agora vem com um anel de LED colorido para indicar que ele está engajado, exatamente por esse motivo.

2 – Olhe para onde vai

Um hábito comum a pilotos de barcos com motor de popa é olhar para o motor a fim de ver, por meio do movimento do cofre do mesmo, a direção de navegação. Como nos sistemas inteligentes, os motores trabalham de forma independente. Isso não faz sentido. Olhe sempre para onde está indo, não para os motores (ou rabetas).

3 – Preste atenção

Os novos sistemas permitem que, ao toque de um botão, o barco fique estacionário, se estiver conectado com um aparelho de GPS. No entanto, utilizar essa função não representa um salvo-conduto para abandonar a estação de comando. Se houver alguma falha no sistema, a segurança da embarcação pode ficar comprometida. Além disso, os hélices continuam girando, representando ameaças a quem estiver na água, e podem se enroscar em linhas de pesca, cabos ou mangueiras ao redor do atracadouro.

4 – Ação e reação

Quando em movimento lateral, os motores podem fazer com que o barco inicie um movimento de rolagem. por exemplo, se iniciar uma movimentação para boreste, o barco pode pender para bombordo. Quanto mais alto o casario do barco, mais se sente esse comportamento. E quando se solta o joystick, a reação é oposta (o barco rola para boreste), podendo até bater no atracadouro, se estiver muito próximo. Considere isso durante a manobra.

5 – Toques curtos

Tal qual em manobras convencionais, o uso de uma maior quantidade de toques curtos nos manetes, ao invés de um longo, pode ser uma boa estratégia com joysticks também. Principalmente ao redor de atracadouros e em espaços confinados dentro de marinas. Quando se solta o joystick, o barco continua a se mover por inércia. Observe e tenha sempre em mente o quanto ele se move e utilize a informação quando estiver manobrando próximo a estruturas e outros barcos.

O joystick é uma ferramenta que facilita a vida do navegador, mas deve ser manuseado com cuidado