Como evitar que o nó de pesca desmanche durante a captura?

Muitas vezes você fracassa na captura dos troféus por um problema fácil de evitá-lo

Como evitar que o nó de pesca desmanche? Esta é uma questão importante. Porque de nada adianta ter o melhor equipamento e estar no melhor lugar. Se o nó for desatado, não há nada que o pescador possa fazer. Pior: o peixe pode voltar para seu habitat levando linha, anzol, garateia e isca. Polui o ambiente e ainda pode matar o exemplar.

Por isso, qualquer pescador que se preze precisa caprichar no nó de pesca. O nó é uma arte. Precisa de treino e execução para poder ser executado. Por isso, pesquise sempre e mantenha um nível de concentração elevado quando estiver atando.

Antes de fazer um nó de pesca, verifique se a linha não está opaca e com pouca elasticidade. Se ela apresentar essas características, é capaz que você esteja usando um material antigo e que necessita ser substituído.

Se a linha for nova, antes de apertar o nó de pesca, lubrifique o ponto com saliva para evitar que o atrito enfraqueça a linha. Ao apertar, faça isso de maneira lenta e progressiva. Depois de apertado, examine o nó e veja se cada volta está paralela.

Evite os excessos de linha, mas, ao cortá-los, deixe um pequeno espaço. Não precisa cortar muito rente. Também evite o uso de isqueiros com linhas multifilamento, por exemplo, porque pode atingir uma parte desnecessária e enfraquecer a resistência do material. Procure por equipamentos apropriados para cortar a linha.

Caso não sinta confiança, refaça o nó. Repita o procedimento até que esteja 100% confiante de que ele irá resistir.

O pescador deve ter o máximo de cuidados ao atar um nó de pesca