Torneio de pesca reúne apenas mulheres na Costa Rica

Pescadora Billfish Championship tem o objetivo de quebrar paradigmas na pesca, como o que a atividade é apenas para homens; Inscrição para grupo de até seis pessoas custa US$ 3,4 mil

Por Lielson Tiozzo

A segunda edição do Torneio Pescadora Billfish Championship reunirá mulheres de diversos países para descobrir quem é a melhor “Mulher Pescadora Internacional”. O evento se dará a partir da Marina Pez Vela, em Quepos, na Costa Rica, entre os dias 20 a 22 de fevereiro.

Os organizadores da competição garantem. Além da busca pelos gigantes peixes oceânicos e das fartas premiações, o objetivo é quebrar o paradigma de que a pesca é uma atividade para homens.

“Este torneio surgiu da necessidade de abrir mais espaços para as mulheres, a fim de derrubar as barreiras que nós enfrentamos. Ainda que se associe este esporte com os homens, existem muitas mulheres que praticam, mas não tiveram a oportunidade ainda de mostrar as suas habilidades e competir”, declara a organizadora, Samantha Mumford.

Mumford citou dados dos Estados Unidos, um dos principais centros consumidores de pesca esportiva no mundo. Segundo ela, em águas estadunidenses, as mulheres já representam 38% dos praticantes da modalidade. Já em torneios, 47% dos novos participantes são do sexo feminino.

Para participar do Pescadora Billfish Championship, as pescadores devem formar duplas ou no máximo um grupo de seis. Ainda há vagas. A inscrição deve ser feita por meio do site do evento (clique aqui). A taxa atual é de US$ 3,4 mil e inclui acesso para até seis pescadoras e mais três tripulantes por embarcação.

“Até o momento temos equipes inscritas dos EUA, do Canadá, do México, da Nova Guiné, de outros países e além, é claro, da Costa Rica. Esperamos que muitas mulheres possuam se inscrever e que consigam marcar um antes e um depois dentro deste esporte”, cita o diretor da Marina Pez Vela, Jeff Duchesneau. As inscrições se encerrarão assim que atingirem o limite de 50 barcos.

Além da pescaria, o Pescadora terá atrações, como festa de lançamento da competição, espaço gastronômico e cursos para mulheres sobre pesca.

Grupo de pesca feminino participou da primeira edição do “Pescadora” em 2019