Paraná decreta fim da piracema e libera pesca na véspera do Carnaval

Resolução publicada no Diário Oficial do Estado autoriza a pesca uma semana antes do previsto e população pode aproveitar no Feriadão

Por Lielson Tiozzo

A pesca está liberada no Paraná durante o Feriado de Carnaval. O fim antecipado da piracema foi anunciado nesta sexta-feira, 21, por meio de uma Resolução publicada no Diário Oficial do Estado. O documento é assinado pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (PR), Marcio Nunes. Antes, o período de proibição era até o dia 28 de fevereiro.

Além de autorizar a pesca para amadores e para profissionais, a Resolução também muda o período de piracema no Paraná. A partir deste ano, o fechamento da pesca se dará a partir de 1º de outubro e vai até 1º de fevereiro do ano seguinte.

O novo período foi estabelecido depois de um estudo feito por técnicos que apontou ser este o melhor período para a proteção dos peixes nativos.

“Com base em várias observações, as espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio Paraná estão em processo de maturação e recrutamento antecipado”, explica o engenheiro de Pesca e chefe regional do Instituto Água e Terra de Toledo, Taciano Maranhão.

“Isso tem relação com as variações ambientais, como temperatura, que acelera o processo reprodutivo, além de outros fatores influenciadores”, afirma.

Fiscalização

Fiscais do Instituto Água e Terra e da Polícia Ambiental reforçam a fiscalização para garantir que não ocorram excessos já neste Feriado de Carnaval. Nas abordagens, os pescadores deverão apresentar a Licença de Pesca. A cota autorizada de transporte no Paraná é de 10 kg mais um exemplar.

Quem for flagrado pescando em desacordo com as determinações será enquadrado na lei de crimes ambientais. A multa começa em R$ 700 mais R$ 20 por quilo ou unidade de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca poderão ser apreendidos.

O dourado é um dos protagonistas no Rio Paraná, na região oeste do estado, na fronteira com o Paraguai