2   +   2   =  

Russo pesca truta de 50 kg e bate recorde mundial

Ainda na mesma pescaria, Ilya Sherbovich conquistou outros três recordes de truta, pescando com fly

Por Lielson Tiozzo

O russo Ilya Sherbovich bateu o recorde mundial da truta taimem com um exemplar de 48,62 kg (107 lb). A IGFA homologou a façanha na categoria “All-Tackle”. Em comunicado, a entidade reiterou a possibilidade do peixe ser “ainda maior”, podendo pesar 50 kg. O recorde desta espécie durava desde 1993, com uma truta de 41.95 kg também fisgada em águas russas.

De acordo com a IGFA, Sherbovich fisgou a truta recordista no Rio Tugur, na Rússia, no final de 2019. Ele teria usado as técnicas do fly. O russo também quebrou os recordes das classes Tippet 12, 16 e 20 lb, com trutas taimens de 29.62 kg, 43.98 kg e 46.12 kg, respectivamente. Todos foram conquistados na mesma pescaria.

As trutas taimem (Ucho taimen) são pescadas nas águas geladas do nordeste da Ásia, em especial em rios que desaguam no Oceano Ártico. Elas também habitam lagos. Durante a primavera no Hemisfério Norte, entram em rios mais rasos para a desova.

Elas podem ser consideradas o maior peixe salmonídeo. Com escamas em tom de vermelho escuro, possuem o corpo redondo e alongado e a cabeça é achatada, com uma boca longa e pronta para abater diversas presas. Existe um registro de 1943 que uma truta taimem de quase 124 kg foi pescada com redes.

Russo bateu o recorde da truta mais pesada com este belo exemplar de quase 50 kg (Foto: IGFA)