Coronavírus: estado australiano doará US$ 3,66 milhões para pescadores

Auxílio estatal será destinado para pescadores profissionais que tiveram as atividades interrompidas para evitar contágios

Por Lielson Tiozzo

O governo de Queensland, na Austrália, anunciou um pacote de ajuda estatal de US$ 3,66 milhões para pescadores comerciais por conta do coronavírus. A região teve casos de infecção e milhares de trabalhadores estão impedidos de trabalhar para evitar uma epidemia. Foram registrados mais de 40 casos confirmados de infecção do COVID-19 em australianos.

Além do pacote de ajuda financeira, o governo local declarou a isenção de taxas de impostos da cota da lagosta, do caranguejo e da truta pelos próximos seis meses. Também excluiu os impostos para embarcações pesqueiras durante este mesmo período. Empresas de turismo da pesca e de aluguel de embarcações também poderão pleitear um ressarcimento por conta dos prejuízos.

Foi anunciada também a expansão da área de pesca pelos próximos três meses. “Isso reduzirá os custos operacionais e permitirá que os pescadores vendam produtos para outros mercados, mantendo a tripulação e os empregos no curto prazo”, informa.

O governo se comprometeu a fazer uma campanha local de promoção de frutos do mar para incentivar a compra de produtos locais.

No Brasil, existem cerca de 500 casos suspeitos de coronavírus e duas pessoas tiveram a infecção confirmada em São Paulo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até os primeiros dias de março, o Covid-19 está presente em 64 países e a taxa de letalidade é de 3,4%.

Barcos de pesca de Queensland estão impedidos de trabalhar por conta do medo da epidemia de coronavírus