Três detalhes que você deve considerar para pescar salmão

Muitos têm o desejo de visitar o Chile ou mesmo o Alaska (EUA) para pescar a espécie; confira o que é necessário

Por Pepe Mélega

Muitos brasileiros estão dispostos a investir numa viagem para pescar salmão. O destino mais próximo seria o Chile. O peixe é forte e o pescador não pode ir despreparado. Leve em consideração estes três detalhes.

Primeiro, para pegar o salmão é preciso muita paciência. É preciso lidar com a adrenalina, especialmente para quem vai ter a primeira experiência, pois ela estará sempre a mil.

Esta não é uma espécie da qual se captura uma grande quantidade em um dia. Apesar de conhecer alguns felizardos que tiveram a felicidade de fisgar oito exemplares. Mas isso é uma exceção à regra.

Segundo, o salmão não ataca iscas para comer. A explicação mais plausível é a de que quando entram no rio eles param de se alimentar para seguir a jornada da desova, que é muito desgastante. A maneira de pega-los é por provocação, ou seja, a isca invade o território onde os peixes estão passando ou descansando, e a mantém no local até um deles atacar o invasor. O barulho da isca também o irrita, a ponto de atacar para terminar com o barulho.

Terceiro, não adianta abusar do equipamento. Ele é forte e tem a seu favor as corredeiras. Porém é preciso ficar atento. Nessa pescaria a água é muita limpa, o que acaba sendo também um empecilho, por causa do degelo. Portanto, linhas grossas demais são problemas e se tornam muito visíveis e denunciam que algo pode estar errado.

Ao fisgar, tenha muita calma e não force. É hora de curtir e deixar a fricção – que está adequadamente regulada — fazer sua parte. Apesar de forte, o peixe não é violento, não tem os movimentos de cabeça de um dourado. O salmão demora a se entregar, tanto que um bom exemplar pode levar mais de 30 minutos para posar ao seu lado na foto.

É possível pinchar artificiais como plugs do tipo cranking, spinners e colheres, assim como usar moscas no equipamento de fly. Também se faz o troller tradicional, mas a eficácia da técnica introduzida na região pelo Jon não se discute. Trata-se do backtroller, que é muito produtiva devido a ser persistente e manter a isca mais tempo nos locais apropriados. Foi com essa técnica que tornei sonho uma realidade.

Os salmões podem ser pescados em locais de águas frias e o ponto mais próximo do Brasil é no sul do Chile