Como reparar a isca artificial soft em casa

Quando não estiver pescando, mas estiver disposto a dar um trato nas iscas artificiais, em especial as minhocas, siga este passo a passo

Por Domingos Bomediano

Consertar a isca artificial soft é uma tarefa delicada. Antes de pôr mão na massa é preciso tomar medidas de precaução para evitar acidentes, pois trabalharemos com fogo, fumaça e anilinas. A falta de luvas é compensada com um maior cuidado na hora de lavar as mãos.

A máscara é imprescindível, principalmente no trato com a fumaça, salvo se a operação for feita em área bastante ventilada.

Uma vez tudo bem explicado, passemos para a recuperação da isca artificial soft.

Material necessário:

Minhocas novas que serão as matrizes para fazer o molde. Prefira aquelas consideradas como coringas na pesca e que tenham uma face plana, como, por exemplo, as Zoom Trickworm;

– Gesso branco
– Vasilha plástica para conter e preparar o gesso;
– Caçarola pequena, de preferência que contenha uma biqueira;
– Água para desfazer o gesso;
– Minhocas velhas e/ou danificadas;
– Tesoura;
– Uma boa fonte de fogo;
– Isqueiro, ou ferro de soldar; – Anilina a álcool, em pó, de diversas cores

Como fazer?

Amoleça o gesso em água até ficar bem pastoso, de maneira que não ofereça resistência e permita afundar as matrizes

Lubrifique com azeite as minhocas usadas de molde. Em seguida, afunde-a no gêsso com a parte que contém as ranhuras para baixo, até que se possa ver somente uma pequena superfície fora do gêsso (essa será a “barriga” da minhoca e ficará lisa depois de pronta). Espere solidificar o gêsso. Após a solidificação, retire cuidadosamente as minhocas matrizes, deixando a sua forma

Enquanto o gesso seca, pegue as minhocas velhas pelas lutas com os “diabinhos verdes” e pique em diminutos pedaços com a ajuda de uma tesoura. Isso é necessário para facilitar o derretimento do silicone sem que venha a queimar.

Depois de picar as minhocas, coloque na panela para derreter. Esta etapa é um pouco complicada, mas se fizer com cuidado o resultado será muito bom. Se o derretimento for muito rápido o silicone queimará. Por isso, ponha a panela sobre o fogo e deixe por algum tempo, mas retire por alguns segundos, tornando a deixá-la sobre o fogo novamente. Faça isso sucessivamente até o material começar a derreter. É muito importante que se movimente a panela em círculos, fazendo com que o líquido se mova sem parar dentro da vasilha, evitando deixar muito tempo no mesmo lugar para não queimar. O sinal de que não está indo bem é a formação exagerada de fumaça.

Depois, despeje o líquido dentro do molde, sem transbordar muito. Faça isso em todo o molde.

O silicone se solidifica muito rápido. Cerca de um minuto depois, embora ainda quente, a minhoca pode ser retirada e em seu lugar já é possível despejar mais material para uma nova minhoca. Faça até acabar todo o material.

Depois de retiradas do molde, as minhocas ficam com rebarbas, que devem ser aparadas com uma tesoura de bom corte. Depois passe fogo de um isqueiro para arrematar, dando acabamento.

Mais detalhes

Se desejar mudar a cor das minhocas, use anilina a álcool em pó para tingi-las. Para isso, dissolva um pouco de anilina (algo como a medida de uma colherinha de café bem cheia) em um pouco de água (uns 300 ml ou o volume necessário para encobrir as peças) e depois, deixe as nessa mistura por pelo menos umas 8 h para que adquiram a cor final. Quanto mais tempo ficarem, mais escuras ficarão. Ao pretender uma cor menos intensa, retire a partir de 2 ou 3 horas.

O armazenamento deve ser feito em embalagens separadas, uma vez que as cores obtidas por meio de anilinas costumam manchar outras de cores diferentes. Uma vez embaladas, colocamos um pouco de azeite de oliva com bastante sal para evitar que adquira ranço.

Depois de levar a caçarola ao fogo, tome muito cuidado para não queimar o silicone. Faça movimentos circulares, deixando a mistura escorrer de um lado para outro, sempre em movimento, até que comece a derreter e não restem partículas sólidas, ficando um líquido uniforme. Isso requer cuidado porque esse líquido estará muito, mas muito quente, de maneira a queimar seriamente quem não tome os devidos cuidados. Em seguida, derramamos o líquido na forma, sempre com muito cuidado.

Agora, retire da forma, com cuidado. Se necessário, empregue um palito para começar a retirar a pontinha das minhocas, mas depois use as mãos para que o palito não as danifique

Aqui, podemos ver que ficam rebarbas que precisam ser retiradas com ajuda de uma tesoura.

Depois de retirar as rebarbas, use um isqueiro para queimar as rebarbas microscópicas que ainda restem.

Agora, devemos tingi-las com anilina caseira a álcool. As melhores cores para isso são: verde, azul, vermelho e marrom. Ao deixarmos imersas nas cores marrom e verde, alternadamente, conseguiremos a cor preta.

Bom, aí temos algo para fazer em dias sem pesca! Mãos à obra! Lembrando sempre de tomarmos cuidado com o fogo, com a fumaça, com o silicone derretido e com as anilinas!