Como pescar dourados e peixes de couro no pesqueiro

Muitos pesque-pagues oferecem a pescaria de muitas espécies protagonistas dos rios da Bacia do Prata e de outros points

Por Juninho

Pescar dourados e peixes de couro, como pintados e cacharas, no pesqueiro é uma realidade. As duas espécies estão presentes, em especial nos grandes estabelecimentos. Existem diversas técnicas eficientes para pescá-los.

Peixes de couro

As maneiras de se pescar os bagres são muitas, mas sempre levando em consideração que, mesmo em um ambiente modificado do pesqueiro, o peixe mantém muitas de suas características naturais.

Sendo assim, podemos proceder da mesma forma que pescamos normalmente em rios: observando a natureza e tudo que está ao seu redor, encontrando respostas sobre qual seria a melhor isca a ser usada.

Um bom exemplo está no uso de pequenas tilápias capturadas no próprio tanque em que pescava, fazendo um corte na dorsal do peixe, próximo do rabo, fazendo-o sangrar sem morrer. O resultado é um nado totalmente desordenado, bastante atraente para os predadores, provocando ataques certeiros. Outro artifício positivo foi o uso de cabeças ou partes de peixes que exalam cheiros mais fortes e característicos. No caso, usei curimbatás ou corvinas de água doce.

É importante conhecer os costumes de cada espécie. As de couro geralmente caçam suas presas no fundo e próximo às margens. Com isso os arremessos têm que ser colocados nesses locais, às vezes com um pequeno chumbo ou somente com o peso das iscas. Alguns pesqueiros oferecem pesca noturna, muito propícia à captura destas espécies.

Dourados

Quando iríamos imaginar que esta espécie, amante das correntezas, poderia se adaptar tão bem em águas paradas dos pesqueiros? Apesar de não se reproduzir em cativeiro, o “rei do rio” cresce muito nesse ambiente e hoje já temos notícia de grandes exemplares capturados em águas paradas de pesqueiros espalhados por todo o Brasil.

Como em seu habitat natural o dourado costuma caçar na meia água e na superfície, utilizei uma boia torpedo, sempre atento ao tamanho (profundidade) do líder e da isca. No caso dos ambientes modificados, a espécie não tem preferência de local e está sempre ativa, nadando por todos os cantos atrás de suas presas.

Uma isca interessante muita usada em pesqueiros é a salsicha, que pode ser flutuar ou não. Em geral, as de frango são flutuantes. Faça testes, pois certos pesqueiros não permitem o uso de isopor para que elas flutuem.

Iscar a salsicha é muito simples, mas o maior problema está no arremesso, pois ela pode soltar. Podemos resolver facilmente com macarrão espaguete, que trava o anzol dentro da salsicha. Ao entrar em contato com a água amolece, se torna alimento e não agride as espécies. Por se tratar de um peixe de forte dentição, o encastoado se faz necessário.

As cacharas se adaptaram bem aos pesqueiros e podem ser fisgadas graças às boas técnicas