Existe o ponto ideal para pescar piapara?

O pescador deve levar em conta uma série de fatores para não perder tempo nos rios

Como escolher o ponto para pescar piapara? Em rios, geralmente, a maioria dos pescadores prefere apoitar antes das cabeças de pedras, que é um local natural de paradas de alimentos no caso moluscos que é um dos prediletos do peixe.

Os bons pontos de grandes rios costumam ter grandes filas de barcos, todos emparelhados e geralmente estão próximos de canais profundos, um pouco diferentes de poços.

Com o fishfinder é possível localizar grandes pedras e ao lado dela um canal que sai da funda para uma mais rasa, tipo um V.

Além dos alimentos, esses peixes encontram proteção com várias rotas de fuga de predadores oportunistas como os dourados e alguns peixes de couro.

Depois de localizado o ponto, pare um pouco antes e faça uma boa ceva para atrair as piaparas.

Mais detalhes:

-Na pescaria de piapara, precisamos utilizar um líder de fluorcarbono, geralmente de 0.38 a 0.42 mm. Pouca gente se atém ao detalhe do comprimento deste líder, que pode fazer a diferença.

-Muitas vezes a linha volta toda torcida, mesmo utilizando girador. Isso provavelmente acontece pelo fato do chicote estar muito curto.

Quando ocorrer, deve-se aumentar o tamanho. Gosto de utilizar um padrão: água forte, chicote longo. Água fraca, chicote mais curto.

-Além disso, na água forte o chicote mais longo torna a apresentação da isca bem mais suave, já que não fica se movimentando com tanta rapidez com a força da água.

-A variedade de isca também faz diferença em muitas vezes. Na pescaria existem períodos em que as ações diminuíram, e, trocando a isca, voltam a ocorrer.

Curiosamente, misturando minhoca e milha na mesma iscada pode ser que dê certo.

-O peso do chumbo também é essencial, já que, conforme a variação da força da água, altera-se o tamanho da chumbada para sentir melhor a isca no fundo, ou até mesmo para fazer com que a mesma fique realmente no fundo do rio.

Se o peso for muito leve, além de dificultar sentir o peixe, a isca flutua, nos fazendo perder o arremesso.


O pescador deve levar em conta uma série de detalhes quando for em busca das piaparas