Recorde do pacu caminha para 12 anos e já poderia ter sido quebrado

Exemplar de 10.21 kg foi pescado em setembro de 2008 na Bolívia, mas muitos já relataram ter capturado um exemplar maior

Por Lielson Tiozzo

O recorde do pacu (Piaractus mesopotamicus), o famoso “pacu-caranha”, está prestes a completar 12 anos. De acordo com a IGFA, o maior exemplar homologado foi pescado em 28 de setembro de 2008 no Rio Tarija, na Bolívia, pelo pescador Alejandro Linares. O peso: 10.21 kg.

A temporada no Brasil de pesca ao pacu já começou com o final da piracema. Quem vai tentar bater recorde? Caso esteja disposto, consulte a IGFA para seguir todos os procedimento. Cique aqui para saber como funciona.

É muito provável que pescadores já “tenham ouvido falar” em peixes maiores. No entanto, um novo recorde do pacu só será aceito se todo o procedimento da IGFA for respeitado.

Um caso se deu em junho de 2019. Um paraguaio fisgou um pacu com peso estimado em mais de 20 kg. No entanto, o peixe foi abatido e vendido a R$ 21,50 o quilo.

A espécie é uma das favoritas dos pescadores por se encontrada em rios muito visitados como os da Bacia do Rio Paraná e no Pantanal (Bacia do Rio Paraguai) em abundância. São nestes locais que os pescadores terão mais chances de encontrar um peixe maior.

O pacu pode ser encontrado em outros gêneros, como pacu-prata, pacu-borracha, pacu-ferrugem, pacu-peva, pacu-amarelo e outros.

Vale destacar que no Brasil o pacu se adaptou muito bem aos pesqueiros e pode ser encontrado com porte avantajado.

O pacu pescado na Bolívia em 2008 ainda segue no trono dos recordistas da IGFA