Por que, de repente, o tucunaré fica inativo e não ataca?

É muito difícil apontar uma causa, porque diversos fatores podem atrapalhara a sua pescaria

Existem diversas possibilidades para que o peixe fique inativo. Porém, a mais provável é a mudança de tempo. O tucunaré, assim como os outros peixes, é um animal de sangue frio, ou seja, não consegue auto-regular a temperatura de seu corpo.

A sua temperatura é a mesma do ambiente onde está. Em dias mais frios, fica mais parado para não gastar energia, atacando somente presas fáceis. Por isso, quando sentem uma mudança de pressão, comum na entrada de frentes frias, fica mais inativo.

Para contornar esse comportamento é preciso que o pescador faça arremessos precisos e capriche mais no trabalho da isca, pois a zona de ataque diminui proporcionalmente para cada grau que a temperatura abaixa. Também é interessante que o pescador tenha em sua caixa de pesca uma grande variedade de artificiais com ações, tamanhos e cores diferentes. Os jigs são boas pedidas.

Os jigs funcionam muito bem em locais que sofrem muita pressão de pesca e em dias mais frios, em que os peixes procuram uma faixa de água com temperatura mais agradável. Para trabalhar esse tipo de artificial, arremesse após a estrutura (quando isso for possível) e espere a isca afundar para que, durante o trabalho, ela passe pelo ponto na profundidade desejada.

Para a pesca do tucunaré, jigs volumosos com peso entre 7 g a 28 g são ideais. Para dar mais volume o pescador pode usar traillers com grubs e shads. Outra opção bastante eficiente é tube jig.

O tucunaré muda bastante o seu comportamento conforme as condições d’água e da temperatura ambiente