Qual é a vantagem de empregar o anzol circle hook na pescaria?

Modelo chama a atenção por evitar que o peixe o engula e acabe morrendo, ainda que a intenção do pescador seja soltá-lo

Por Marcos Malucelli

O anzol circle hook difere dos anzóis usuais (tipo J) porque apresenta um design no qual a ponta do anzol, ao invés de estar paralela à haste do mesmo, é curvada em direção ao centro do anzol, o que lhe confere um formato circular.

Sendo assim, o anzol circle hook é usado por pescadores comerciais há décadas, por conta de sua habilidade para fisgar com eficiência peixes em aparelhos de pesca de espera, como espinhéis e pargueiras de deriva.

O princípio mecânico por trás do anzol circular é simples: depois de ser engolido pelo exemplar, o pescador não precisa fisgar o peixe. Basta aplicar apenas uma pressão constante à linha, que automaticamente desliza para fora do estômago do peixe. O design original deste anzol faz com que o mesmo se desloque para um ponto de maior resistência e se encaixe no maxilar ou no canto da boca do peixe.

O formato circular e a ponta curvada para dentro impedem que crave na cavidade estomacal ou na garganta do pescado, possibilitando solturas mais eficientes e maior taxa de sobrevivência dos peixes liberados (no caso do pesque-e-solte).

O anzol circle hook, circular, é usado há bastante tempo por pescadores comerciais