Quando dispensar o líder na pescaria na Amazônia?

Muitas vezes, para empregar a isca de superfície, o pescador pode recorrer a outro recurso

Por Pepe Mélega

Há muitos anos, não uso líder na vara empregada para puxar as iscas de hélice, plug normalmente usado para cobrir grandes áreas na minha pescaria na Amazônia.

Costumo amarrar direto o multifilamento de quatro fios a um solid ring e esse passo por um split ring que está montado no olho das minhas iscas. Isso me permite uma troca rápida também, só que um pouquinho mais lenta do que com o snap. Ela é funcional e é preciso utilizar um alicate com bico apropriado. Essa foi a forma mais resistente que adotei para enfrentar os grandes tucunarés-açu do Rio Negro.

Feito este detalhe, fique atento também à vara que irá usar. Uma vara de 12 a 20 lb é suficiente, por exemplo, para tirar d’água um peixe de 7 kg. Especialmente se estiver em lugares sem estruturas. Mas tão importante quanto a “libragem” das varas é a capacidade de arremesso delas.

Se este dado não estiver bem equilibrado com o tipo de isca que vai empregar, o pescador vai perder a oportunidade de explorar melhor os pontos. E ainda corre risco de danificar o equipamento.

Para os tucunarés-açus use modelos que sejam capazes de lançar ao menos 1 oz (28g). Se for utilizar as grandes hélices, prefira varas com capacidade de 1 1/2oz (42 g), que geralmente são desenhadas para linhas de 25 ou 30 lb.

Existem situações na pesca que o líder deve ser dispensado e substituído para um melhor rendimento