Treine para arremessar bem na pescaria

Existem muitas formas para fazer um arremesso na pescaria e para ter sucesso, você deve treinar

Por Pepe Mélega

Arremessar bem faz a diferença na pescaria. Porque significa ter o domínio do local onde a isca irá atuar para atrair o peixe. Existem diversas formas, mas o mais importante é sempre treinar. A prática vai melhorar a execução.

O mais comum é o arremesso por cima da cabeça (Over Cast). É o básico! Também usado para atingir distâncias maiores. Precisamos ter espaço para cima para executa-lo. É seguro quando pescamos embarcados se o parceiro também estiver paralelo a você e ambos arremessando para o mesmo lado.

Outro arremesso é de lado (Side Cast). Feito pelo lado do braço que segura a vara, bastante útil quando não temos altura para fazer o arremesso por cima. Pode criar problema quando embarcado para o parceiro, mas há solução é o arremesso oposto (backhand cast),  executado do lado oposto ao braço que sustenta a vara. Este ajuda a evitar fisgar o companheiro de barco.

Existe o Flip cast, o arremesso da martelada, pois o movimento a lembra. É feito na frente do corpo, sem movimento amplo do caniço, de forma que evita enroscar em obstáculos presentes acima e dos lados. Muito eficaz na precisão e em distâncias medianas, porque proporciona uma saída da isca baixa, podendo ser usada para adentrar espaços que não permitem um arremesso com ângulo de cima para baixo como acontece quando o fazemos por cima da cabeça.

O arremesso de pêndulo (Pitching Cast), também é executado a frente do corpo. Nele se usa o movimento da vara com pouco esforço e se consegue uma boa distância. Com uma das mãos se segura a isca e com a outra a vara com a ponta para baixo. Devemos fazer o movimento de levantar a ponta da vara e simultaneamente deixar a isca sair de sua mão. A grande qualidade desse arremesso é a precisão e a apresentação suave da isca ao cair na água quando sua técnica é dominada.

Praticar o arremesso fará a diferença em sua pescaria (Ilustração Márcio Bolzon)