Dicas de ceva para pescaria

Ainda não inventaram uma melhor maneira de atrair os peixes que uma boa ceva

Levar a ceva para a pescaria é uma tarefa que o pescador deve prestar atenção. Porque, para determinadas espécies, não existe melhor maneira de atrair os cardumes e, com isso, aumentar o volume de capturas.

A seguir separamos algumas receitas bastante eficientes em nossas pescarias:

Mistura para piaparas, pacus e pirancajubas

A piapara é uma espécie que costuma ser atraída pela ceva, sobretudo o milho

Receita: 50% Milho / 30% Soja /  10% Quirera milho / 5% Quirera de arroz  / 5% Painço/ 5% Sangue de boi e farelo de arroz a gosto. 

Modo de preparo: Deixe o milho na água de sete a dez dias antes da pescaria. Ele vai inchar e ficar mole, tornando mais fácil de ser digerido. Há pescadores que preferem deixar o milho de molho por mais dias deixando-o azedo e com um cheiro forte.

Milho cozido

O próprio milho pode posteriormente ser usado como a isca principal

O preparo pode ser feito em sua casa com auxílio de um fogão. Em pousadas especializadas o milho cozido é vendido em baldes de 20 litros. Tem dono que costuma cozinhar até uma saca de 60 kg de uma só vez em um fogão industrial ou à lenha, bem rústico, feito de tijolos. Nesse caso, o importante é prestar atenção para não deixar faltar água. Assim que o milho amolecer e começar a rachar estarão no ponto. Dessa forma ficará mole e livre de odores. 

Tanto com a mistura, como o milho, o uso do cevador é bastante recomendado

Ceva para tilápia em pesqueiros

A ração de coelhos é a mais e conhecida entre os pescadores. Porém, hoje já está disponível no mercado uma específica para a ceva de tilápia. Ela é feita da mesma matéria-prima empregada nas rações flutuantes para peixes, mas com a diferença de afundar. Isto faz o peixe fique bem baixo no campo de ações de suas iscas.

Apresentação: Basta jogar pequenos punhados da ração próximo a ponta da vara, local em que a isca vai ser abaixada. Isso atrairá cardumes para próximo do seu ponto de pescaria e assim você terá mais facilidade para fisgar bons exemplares. 

Usar uma ceva pode fazer a diferença na sua próxima pescaria de tilápias