O que significa resistência da vara de pesca?

Muitos confundem. Mas não tem nada a ver com o peso que ela pode suportar

O que significa a resistência da vara de pesca? Esta é uma dúvida que causa muita confusão, inclusive em pescadores mais experientes. E vale lembrar que esta é uma especificação muito importante, a qual fará toda a diferença conforme a pescaria.

A resistência da vara, também chamada de resistência, não significa o peso que ela consegue levantar. Aquele “8 -20 lb”, por exemplo, é o parâmetro mínimo e o máximo  da resistência da linha que deve ser seguido para que o equipamento funcione de forma adequada.  

Se você empregar uma linha de 8 lb numa vara que indica resistência mínima para 10 lb e máxima de 20 lb, vai correr risco de romper o fio, uma vez que a vara não executará sua função plenamente, envergando e protegendo a linha. 

O contrário ocorre se neste mesmo equipamento empregar uma linha de 30 lb, por exemplo. É a vara que fica comprometida, com alto risco de quebra em casos extremos de briga com o peixe. Nestas situações, até mesmo o pescador pode se machucar.

Portanto, se preocupar com a formação de um conjunto de pesca equilibrado, é importante para o pescador não ter prejuízos e ainda riscos de sofrer acidentes.

É possível conferir estas especificações no blanck da própria vara