Neandertais já praticavam pescaria, conclui estudo científico

Prática de pesca, inclusive, teria ajudado no desenvolvimento cognitivo da espécie humana

Por Lielson Tiozzo

As populações de neandertais foram pioneiras na pescaria. É o que revela um estudo publicado pela revista Science, depois de análises dos materiais obtidos em escavações de Figueira Brava (Portugal). O homem de neandertal é uma espécie ancestral a humana e teria vivido há pelo menos 400 mil anos na Europa, em especial na Península Ibérica.

De acordo com o cientista Joao Zilhao, do Instituto de Pesquisas Pre-históricas da Universidade de Barcelona, existem fortes indícios de que a pesca e mesmo a coleta de mariscos já era uma atividade habitual entre os neandertais.

Zilhao sustenta que a pescaria foi importante para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos neandertais. Inclusive impactando no desenvolvimento da espécie humana. Isto porque os neandertais precisavam encontrar maneiras de “enganar” os peixes e assim apanhá-los para o próprio sustento.

A relação dos ancestrais humanos com a pesca só foi possível porque diversas provas e vestígios foram juntados ao longo de uma década. Existe uma estimativa que até 50% da dieta dos neandertais de Figueira era composta por recursos marinhos, como peixes, moluscos e crustáceos. O restante era oriundo da caça de aves e de mamíferos.

“Estas descobertas fortalecem a visão da evolução humana, em que os variantes fósseis conhecidos, como a dos neandertais e de seus contemporâneos africanos, já possuíam anatomia parecida com a nossa. Mas, ao mesmo tempo, fica claro que são espécies distintas”, destaca o pesquisador.

Outra conclusão importante da pesque é que a familiaridade dos humanos com o mar é muito mais antiga do que se imaginava. “A tentativa de pescar e obter alimento pode explicar como foi possível que há 50 mil anos os humanos já tenham cruzado o estreito do Timor para colonizar a Austrália e outras ilhas distantes no meio do Oceano”.


Representação de um grupo de hominídeos na Sima de los Huesos, no sítio arqueológico espanhol de Atapuerca.JAVIER TRUEBA MADRID SCIENTIFIC FILMS /El País