Qualquer dourado acima de 10 kg rende certificado de troféu da IGFA

Espécie foi incluída na categoria trophy club; saiba o que fazer para ter a sua captura reconhecida

Por Lielson Tiozzo

A IGFA anunciou que o dourado agora pode ser homologado na categoria trophy club. Isto significa que o exemplar não precisa ser um recordista mundial, mas deve apenas superar determinado peso ou tamanho para ser reconhecido como um troféu. Quem se candidatar receberá em casa um certificado impresso e catalogado pela entidade internacional.

No caso do dourado, o peso mínimo para ele ser aceito é de 10 kg ou 22 lb. Já para quem vislumbrar pelo comprimento, o exemplar deve ter acima de 80 cm (30,5 polegadas).

O dourado deve ser pesado em uma balança certificada (clique aqui para saber mais, em inglês). Se o equipamento não for certificado na pesagem, ela poderá fazê-lo logo depois. Neste caso, para a categoria trophy club, os peixes podem ser pesados dentro do barco. Algo que não é aceito para um pedido de recorde mundial.

Os peixes apresentados pelo seu comprimento podem ser medidos em qualquer dispositivo de medição padrão. A medição deve ser feita desde a ponta do focinho até a borda central traseira da cauda. Não é necessário um dispositivo de medição oficial IGFA. O envio do material deve ser feito por meio de aplicativo da entidade.

O tucunaré e o robalo já estavam no trophy club há mais tempo.

Para saber mais sobre como ter o certificado da IGFA e ter conhecimento sobre outras, acesse a página da IGFA (clique aqui, em inglês).

Estadunidense Arthur Weston é detentor de diversos recordes de dourados, mas ainda não possui o do mais pesado. Clique na imagem para saber mais!