Paraguai endurece isolamento social, proíbe pesca e faz primeiras prisões

Flagrante com pescadores se deu em Ayolas, cidade bastante procurada para pesca esportiva e um dos principais polos de produção de pescado do país vizinho

Por Lielson Tiozzo

Primeiro país da América do Sul a anunciar o fechamento de fronteiras, o Paraguai endureceu o isolamento social. A pesca no Rio Paraná, por exemplo, está proibida desde 17 de março. Apenas ribeirinhos podem continuar suas atividades. Os primeiros flagrantes de desrespeito à medida preventiva contra a pandemia do COVID-19 se deram 14 dias depois da determinação, em Ayolas.

Quatro pessoas foram flagradas fazendo pesca noturna nas proximidades da cidade. Eles foram presos por “desrespeito à quarentena sanitária” imposta pelo governo paraguaio. Segundo o site ABC Color, a polícia naval de Ayolas fez o flagrante enquanto os pescadores estavam a bordo de uma lancha..

Ainda de acordo com a reportagem do site paraguaio, os pescadores foram levados para a sede do Ministério Público na cidade. Eles tiveram todos os materiais de pesca apreendidos, inclusive a embarcação, e responderam o processo por desobediência de ordem nacional.

O governo do Paraguai teme pelo ingresso de pessoas contaminadas pelo coronavírus vindos especialmente do Brasil e da Argentina. Por isso, uma das medidas foi controlar o tráfego no Rio Paraná, o qual faz a delimitação territorial com ambos países. Desde o dia 17 de março o país desautorizou a emissão de licenças de pesca amadora para locais e para estrangeiros.

Por enquanto, apenas moradores de cidades banhadas pelo rio e que fazem pesca de subsistência podem seguir suas atividades, mediante controle da polícia naval.

Nas semanas anteriores houve abordagens de pessoas que se deslocavam para o rio, mas ainda não haviam começado pescar.

Polícia naval paraguaia faz intensa fiscalização para evitar o tráfego naval no Rio Paraná (Foto: ABC Color)