Cuidados com as compras pela internet em tempos de Covid-19

Em plena pandemia é preciso tomar um cuidado a mais com os produtos que trazemos para dentro de casa. Veja a seguir, o que fazer para se prevenir

Por Alex Koike

Com a quarentena imposta pelo aumento do número de infectados pelo Covid-19, o corona vírus, as vendas pela internet e os pedidos de entrega tornaram-se mais comuns. Isto aumentou também o medo das caixas, sacolas e embalagens que trazem as nossas desejadas encomendas. Qual pescador não fica na expectativa de receber suas novas iscas artificiais ou mesmo aquela carretilha tão desejada?

Uma das principais formas de transmissão é o contato físico com as superfícies contaminadas. Um espirro e uma mão infectada podem transportar o Covid-19 para a superfície da embalagem e por lá ele pode sobreviver por um tempo.

Os estudos relatam que em materiais como plástico ou metais, o coronavírus pode permanecer por até três dias. No papelão, o tempo de sobrevivência é menor, mas ainda pode provocar a doença.

Por este motivo, é fundamental ter cuidados com a limpeza do pacote que recebemos e da embalagem do produto.

A primeira providência é a de não tocar o rosto enquanto estiver manuseando a embalagem.

As embalagens devem ser descartadas assim que o conteúdo for retirado do pacote ou, quando for o caso, higienizadas passando o álcool 70% ou lavando com água e sabão.

Ao término desse processo, a pessoa também deve lavar as mãos como é recomendado pelos especialistas — com água e sabão, esfregando todas as partes. Também não se esqueça de limpar o local com detergente ou desinfetante.

Ao receber uma caixa com sua nova isca artificial, lembre de lavá-la bem e depois também limpar bem as mãos (Foto: Beatriz Koike)