Bandana e luva de pesca podem proteger contra coronavírus

Sociedade Brasileira de Infectologia publica nota explicando como um material feito de pano pode ajudar na prevenção

Por Lielson Tiozzo

Máscaras cirúrgicas estão em falta nas farmácias e nos hospitais. Profissionais da saúde, no momento, tem prioridade de acesso ao material. Em tempos de pandemia do Covid-19, o coronavírus, ninguém quer ficar desprotegido. No caso da pesca, dois itens populares entre os praticantes podem ajudar na proteção, seja para uma saída necessária ou mesmo para uma pescaria: a bandana (também chamada de buff ou tub neck) e as luvas.

A Pesca & Companhia entrou em contato com médicos para ter certeza sobre a recomendação do uso de bandana. Houve uma resposta padrão.

De fato, a bandana não é o material mais apropriado, porque não possui efeito protetor contra o contágio pelo ar, o aerossol. No entanto, vai ser útil para a proteção mecânica, porque evitará que a pessoa leve às mãos contaminadas em contato direto com a boca e o nariz.

Esta orientação também vai de encontro com a recomendação publicada pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Diante da indisponibilidade de máscaras cirúrgicas para a população em geral, as consideradas “caseiras” (feitas de pano) podem ajudar.

“Para a população que necessita sair de suas residências, a máscara de pano pode ser recomendada como uma forma de barreira mecânica (…). A máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem, porém não protege o indivíduo que a está utilizando, já que não possui capacidade de filtragem. O uso da máscara de tecido deve ser individual, não devendo ser compartilhado”, cita a nota da SBI.

As bandanas vendidas nas lojas de pesca são feitas com tecido poliéster. Algumas podem usar materiais similares, como a poliamida. O material deve ser lavado regularmente com água e sabão.

O uso das luvas também pode auxiliar. O material evitará o contato direto das mãos com superfícies possivelmente infestadas de vírus. Sendo assim, deve seguir o mesmo procedimento de limpeza das bandanas após o uso.

“Conquanto, há de ser destacada a importância da manutenção das outras medidas preventivas já recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70%”, escreve a nota da SBI.

Pescar no Brasil não está proibido, embora exista a ampla recomendação de estados e de municípios para o isolamento social. No momento, existe apenas a possibilidade de fazer um paralelo com a recomendação do Ministério da Saúde para as atividades físicas. O pescador deve evitar aglomerações e sair apenas sozinho.

Vale destacar que em alguns estados e municípios os estabelecimentos pesqueiros estão fechados.

A badana tubular usada especialmente dias frios pelos pescadores ou contra os insetos pode ser empregada neste momento de pandemia