Dá para emendar uma linha de pesca rompida?

Sim. Tem jeito! Mas nem sempre esta tarefa é recomendada por conta de detalhes que o pescador não pode deixar para trás

Dá para emendar uma linha de pesca rompida? Sim. Mas não é recomendável unir a linha toda vez que ela quebrar. Pois os nós usados para amarrar os dois fios nunca mantém a sua resistência original e ainda podem atrapalhar no arremesso por causa do atrito dos nós com os passadores.

Se a linha estiver quebrando com facilidade pode ser um sinal de que ela está velha. Nesse caso é interessante trocar toda a linha de pesca.

Por isso, antes de partir para a pescaria, cabe verificar o estado da linha. Faça testes de resistência, observe como estão os fios em caso de multifilamento. Se for mono, veja se não existe muita memória ou outros problemas.

A linha de pesca tem prazo de validade indeterminado. O que determina é a quantidade de pescarias e a forma de uso. Quem pesca em locais com mais estruturas, as quais raspam nos fios com mais frequência, está sujeito a ter mais desgastes.

Mas, de repente, durante pescaria pode ser necessário fazer uma emenda. Isto pode se dar por algum incidente ou mesmo a falta de condições de conseguir um carretel novo e fazer o reabastecimento. Por isso, é bom estar prevenido.

Um bom nó para unir duas linhas de mesmo diâmetro é o nó único e o nó de sangue. É o caso de unir mono com mono ou multi com multi.

Para linhas de diâmetros diferentes, como na montagem do líder, use o nó Albright. É o caso de unir mono com multi ou multi com fluorcarbon.

Faça os nós, conforme a espessura de sua linha de pesca, e execute testes de resistência a fim de não ter surpresa durante uma briga ou mesmo um simples enrosco.

Esta é uma tarefa minuciosa e que exige muita atenção do pescador