Qual o melhor horário para pescar traíra?

Caso você não tenha o dia todo disponível, fazer a melhor escolha é fundamental para ter sucesso

Qual o melhor horário para pescar traíra? Elas costumam caçar nas primeiras horas do dia e no final da tarde, principalmente no outono e na primavera. 

Caçam muito bem no meio dos dias de verão em locais rasos. Porém, a opção recai para locais mais fundos durante o inverno, na saída do sol. Então, vale prestar atenção na época do ano para determinar o melhor horário.

Vale observar que nos meses frios, o número de capturas cai bruscamente, mas a qualidade aumenta. Porque somente as grandes se arriscam a gastar um pouco de energia.

No verão, as menores caçam bastante. Nesta ocasião, para pescar traíra, os melhores horários são diversificados, embora elas prefiram logo cedo e no cair do dia. Nos meses de dezembro a fevereiro os dias são mais longos e não é má ideia optar por uma jornada que começa às 16h, por exemplo. Além disso, no final da tarde a temperatura estará mais amena para o próprio pescador, o que ajudará no rendimento.

Vale lembrar que as traíras são territorialistas e gostam de se alimentar antes da entrada de frentes frias. Ficam alucinadas durante uma pancada de chuva. Esse choque térmico na água faz com que elas entrem em frenesi e ataquem muito bem na superfície.  Por isso, experimente os sapinhos de borracha nestas ocasiões.

As traíras se adaptam muito bem aos locais de pouca água e nas rasuras. Se camuflam e atacam sempre de surpresa, aquilo que consideram o alimento ou uma ameaça. Por isso que iscas artificiais que simulam uma “invasão de território” são bem promissoras nos horários que considerar mais promissores. Mas não esqueça de levar em consideração as observações já descritas sobre a época do ano.

O autor do artigo, Fábio Zurlini, tem vasta experiência na pesca da espécie nas represas do interior paulista