Tarpon de quase 100 kg é abatido no litoral fluminense

Exemplar teria sido abatido com arpão e ganhou notoriedade em vídeos divulgados pela internet

Um tarpon de quase 100 kg foi abatido no litoral do Rio de Janeiro. O vídeo que circula na internet e foi publicado pela página Barra + sugere que o local da captura foi em Barra de São João, no Rio de Janeiro. O peixe teria sido capturado por meio das técnicas da pesca submarina com arpão.

O tarpon teve o peso registrado em 96.4 kg – um tamanho pouco comum para a espécie que pode ser encontrada no Brasil da região Norte ao Sudeste. Segundo relatos ouvidos pela Pesca & Companhia e compartilhados na internet, havia um cardume na região. O exemplar foi colocado à venda por aproximadamente R$ 200, mas poucas pessoas teriam demonstrado interesse pela compra.

Este é um peixe difícil de ser capturado por métodos convencionais, seja com anzol e isca viva ou com iscas artificiais. Existe uma “lenda” entre pescadores que a cada dez tarpons apenas um é embarcado. Isso se dá por conta da força do peixe, dos seus saltos e do formato de sua boca, a qual impede uma melhor penetração do anzol e a fisgada mais consistente.

O tarpon, também pode ser chamado pirapema, pema, camarupim e tarpão, possui escamas prateadas grandes e seu corpo alongado e achatado lateralmente.

Um exemplar adulto pode chegar a 2,5 metros e pesar 150 kg. Consta na IGFA o recorde na categoria All-tackle, o mais pesado, um exemplar de 129.98 kg pescado em Rubane, no Guiné-Bissau, em 2003.

O tarpon pode ser encontrado pelo Oceano Atlântico, mas é no Mar Caribe e no Golfo do México onde os pescadores tem a maior chance de encontrar os grande exemplares chamados de “Big Tarpons”.

O pescador teria usado um arpão para capturar o peixe