Super conjunto Okuma para pesqueiro

A tradicional marca apresentou sua nova vara e carretilha – dois equipamentos de primeira, que vão surpreender você

Por Pepe Mélega

A Okuma é uma marca com sede em Taiwan, fundada em 1986 e fabrica varas e molinetes com materiais avançados e designs dinâmicos, oferecendo equipamentos de qualidade, leves, precisos e com preços acessíveis, porém sempre atendendo às demandas dos clientes mais exigentes. Um bom exemplo é o conjunto formado pela vara Epixor e a carretilha Citrix. Este pode ser um bom material para a sua ida ao pesqueiro.

A Epixor C-802Xha é um modelo de 8’ (2.40m) indicada para linhas de 40 a 80 lb, leve e com detalhes sofisticados, como o nome da marca envolta do blank. Ainda chama a atenção o poderoso casting de 70 a 300 g, mais o jogo de nove passadores bem dimensionados, além do cabo de EVA que proporciona conforto e boa pegada. Pelas características, tamanho e potencia, de imeadiato associa-se o seu uso à pescaria no pesqueiro, com boias cevadeiras.

Para fazer conjunto perfeito, sugerimos a excelente Citrix Ci364Lxa, uma robusta carretilha dotada de oito rolamentos e grande capacidade de linha. Ela comporta mais de 250 m de linha multifilamento de 40 lb (0,28mm) ou, se pensar em fio de náilon de 0,35 mm – uma das mais usada para os grande tambas – ela armazena 200 m.

O par perfeito

A carretilha possui o tamanho padrão das 300, por isso também pode ser utilizada na pesca de grandes surubins e dourados que se realiza em águas argentinas da província de Corrientes.

Um dos pontos de destaque fica com a fricção que chega a incríveis 11 kg de pressão no carretel e libera a linha de forma macia. O recolhimento é médio, 6.4:1, para proporcionar maior torque na briga com os grande peixes. Já os ajustes de sintonia fina do freio, assim como o da fricção são ponto a ponto com alarme sonoro.

O acesso ao carretel é fácil e seguro, feito por meio de um parafuso longo que desarma a porta lateral. Uma vez aberto se tem acesso ao freio centrífugo de seis pontos de ajuste.

A manivela tem haste de 11 cm, ideal para diminuir os esforços, e manoplas emborrachadas que garantem um boa pegada.

Teste prático

O conjunto pode passar a impressão de que é pesado. Mas ao segurar, percebe-se que fica bem equilibrado.

Para trabalhar de forma adequada, as iscas devem ter no mínimo de 28 g – mesmo ficando abaixo do casting. Ao usar pesos de 40 g não tivemos dificuldade de arremessar, o que imediatamente no faz imaginar seu uso para a pescaria “rock fishing”, atrás dos grandes xaréus na costeira do litoral do nordeste. Vale ressaltar que o conjunto também é adequado para a pesca de espera, uma vez que a carretilha é dotada de alarme de fricção.

Nos arremessos e trabalho das iscas grandes – pontos de destaque do conjunto – foram realizados arremessos contra e a favor do vento com facilidade e alcançando distâncias de 40 a 50 m, sem muito esforço.

Por se tratar de um conjunto com vara longa (2,40 m), ela pode criar um certo desconforto no início, mas não é difícil de se adaptar e trabalhar as grandes isca de forma eficiente.

Conclusão

Este conjunto para pesca mais pesada deixa qualquer pescador satisfeito. Os materiais possuem desenho moderno, boa pegada e proporcionam excelente performance, tudo para corroborar com a excelente reputação da marca. Nunca é demais lembrar que além dos pesque e pagues, o uso dela na pesca dos grandes surubins e dourados argentinos também é adequado, além do rock fishing.

O conjunto visto de vários ângulos sob a lente de Pepe Mélega