Oito curiosidades sobre o Pantanal

Uma das regiões mais lindas do Brasil tem detalhes importantes. Confira alguns deles!


Confira oito curiosidades sobre o Pantanal!

1 – O Pantanal não é exclusivo do Brasil. Parte dele está em território boliviano e paraguaio. No entanto, a parte brasileira representa cerca de 60% dos 250 mil quilômetros quadrados de extensão.

2 – Cerca de 70% do Pantanal brasilerio está no Mato Grosso do Sul. 

3 – Corumbá (MS) e Cáceres (MT) são consideradas as duas principais cidades que foram construídas no bioma. São a partir delas que a maioria dos barcos-hotéis partem cheios de pescadores, sendo muito comum fazerem a travessia do Pantanal partindo de uma para outra, por meio do Rio Paraguai, o principal do bioma. 

4 –  Com a proibição da pesca ao dourado em Mato Grosso do Sul, a espécie, uma das mais procuradas pelos visitantes, está totalmente protegida no Pantanal brasileiro. Isso se dá porque em Mato Grosso o dourado também é protegido. 

5 – A região é considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

6 – Existem cerca de 260 espécies de peixes nos rios pantaneiros. Apesar disso, nenhum recorde foi registrado por lá. 

7 – A decoada, fenômeno característico da região que se dá de fevereiro a maio, apesar de causar a mortalidade de milhares de peixes, é considerada importante para a continuidade do Pantanal. Ela é responsável pelo ciclo de renovação da planície, aportando novos nutrientes. 

8 – A alta temporada no Pantanal vai de maio a agosto. Entre novembro e fevereiro a pesca é proibida por conta da piracema – o período de reprodução dos peixes. 

O Pantanal é um dos destinos mais visitados para turismo da pesca no Brasil