Revo AL-F: uma carretilha para todos os momentos

Analisamos o modelo versátil da Abu Garcia, que impressionou pelo peso, o corpo compacto e força

Por Alex Koike
Foto Pepe Mélega

A Abu Garcia voltou a impactar o mercado com suas novas carretilhas de perfil baixo. Um bom exemplo é a Revo AL-F, projetada para oferecer aos usuários de iscas artificiais excelente performance dentro de um corpo compacto, pintura cinza escura com peças pretas e detalhes vermelhos.

A novidade tem boa capacidade de linha (armazena 120 m de linha 12 lb), tem uma estrutura de alumínio especial para melhor desempenho na briga com os grandes peixes, enquanto as placas laterais de carbono permitem otimização de peso – ela tem só 160 g.

A AL-F possui toda uma tecnologia para o controle do arremesso, como o Infini Brake (sistema de freio centrífugo e magnético) e o carretel Infini II (que tem menos inércia e ajuda a lançar as iscas leves), que garantem lançamentos suaves, precisos e, se for o caso, distantes.

Mais tecnologia

A carretilha é montada em um chassi de X2-Cräftic, que é resistente a corrosão e possui grande rigidez, garantindo um perfeito alinhamento de suas engrenagens, mesmo durante as brigas mais intensas.

A Revo AL-F vem com oito rolamentos HPCR (High Performance Corrosion Resistant) mais um rolete de aço para o sistema anti-reverso da manivela. Esse conjunto pode ser usado na água salgada.

O potente freio (sistema Carbon Matrix) é formado por múltiplos discos (de metal e carbono) que garantem, impressionantes 7,7 kg de drag e uma saída de linha extremamente suave.

O equipamento ainda recebe as engrenagens Dura Gear com o desenho D2 Gear, um eficiente sistema que melhora a durabilidade da engrenagem. Além de deixar o recolhimento mais macio, é 29% mais leves que a versão anterior.

Outras característica interessantes são o botão para abrir a tampa que dá acesso ao carretel e a porta de lubrificação – ambas estão na parte inferior e são muito práticas.

Vale lembrar que ela está disponível para canhotos e destros, em duas versões: uma mais lenta, de 6.4:1 – recuperando 64 cm por volta de manivela, ideal para iscas de recolhimento contínuo; e a rápida de 8:1 (AL-F HS) – a preferida dos pescadores brasileiros, que recolhe 80 cm.

Detalhes

Nos testes a nova Revo AL-F mostrou logo a que veio, ainda na montagem do equipamento, proporcionando uma boa pegada e que ajuda na sensação de leveza.

Também ficou evidente a excelente capacidade de lançar iscas pequenas ou grandes (5 g a 21g) – tanto na pescaria embarcada quando foi necessário precisão, quanto na desembarcada para lançar a grandes distância e cobrir a maior área possível.

Ao comparar a nova Revo com as antecessoras, vemos uma distância um pouco maior entre o guia de linha revestido de titânio e o carretel, o que proporciona menos de atrito quando a linha sai do carretel, resultando em um aumento na distância. Algo que é desejável em pescaria na costeira ou quando estamos em um local de águas muito limpas.

Ao dar vida às artificiais, é possível sentir o recolhimento macio e agradável. Um detalhe simples, mas que ajuda nessa sensação são as manoplas de EVA, de bom tamanho, achatados e com boa pegada (grip), mesmo com a mão molhada.

Em dois dos principais momentos da pescaria, a fisgada e a briga com o peixe, o equipamento corresponde a expectativa. É possível sentir a potência do material quando é preciso parar a corrida do peixe ou trazer o predador para perto de você.

Com o peixe ao lado da embarcação, deixei a pressão do freio mais branda, esse controle é feito por meio da estrela de metal com clique sonoro para facilitar o ajuste. Em algumas arrancadas mais fortes, a linha foi liberada de forma suave e sem trancos.

Carretilha foi testada em campo para esta análise criteriosa

Análise final

A Abu Garcia Revo AL-F é incrivelmente confortável e leve. É difícil de imaginar alguém com fadiga ou dores nas mãos ao usá-la, mesmo depois de uma semana de pesca. Ela fica muito bem montada e durante a briga você sente sua potência apesar do tamanho.

A carretilha é versátil, possibilita o seu uso para uma grande variedade de técnicas e pescarias, consegue lançar iscas leves e mais pesadas e, o mais importante, tem potência suficiente para pescar grandes graves sempre que necessário.

Ela chega para concocorrer com competidores de renome. Porém, conta a favor da nova Abu o tamanho menor e compacto, além do drag potente.

Ficha Técnica:

-9 rolamentos (8 rolamento HPCR + 1 rolete)

-Velocidade de recolhimento: 8.0:1

-Recolhimento por volta: 80cm

-Peso: 160 g

-Capacidade de linha (mono): 110m de 0,32 mm

-Drag máximo: 7,7kg

Participe da nossa enquete:

Você tem ido pescar em tempos de pandemia?

  • Sim. Mas tomo cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde (45%, 355 Votos)
  • Não. Só voltarei quando o isolamento não for mais necessário. (36%, 282 Votos)
  • Sim. Pesco como antes e normalmente. (15%, 115 Votos)
  • Não. Tive problemas com minha logística de viagem. (5%, 37 Votos)

Total de Participantes:: 789

Carregando ... Carregando ...

A Revo Al-F da Abu Garcia em detalhes