Major Craft Day´s: vara de alta performance à disposição do pescador

Marca japonesa especializada em desenvolver produtos de alta qualidade traz para o mercado série consagrada modernizada

Por Alex Koike

Há mais de 15 anos, a Major Craft lançou o modelo Day´s, que se tornou um dos primeiros grandes sucessos da empresa no Japão. Esta vara tinha um blank muito bom, um design moderno para época, com detalhes vermelhos, brancos ou verde-limão. A partir dela, as varas da empresa passaram a ser mais bem conceituadas.

Alguns anos depois de grande sucesso, o modelo foi descontinuado. Mas, para a alegria dos pescadores, a marca revolveu reeditar o nome mais famoso da marca, trazendo boas lembranças a todo o mercado.

Os detalhes que se destacavam na primeira versão foram deixados de lado. A nova Day´s tem uma decoração minimalista, exclui ao máximo os componentes desnecessários, que não trazem ganho em performance, apenas possuem apelo estético e agregam peso.

À primeira vista, o pescador logo percebe o tom mais sóbrio provocado pela cor preta que é predominante no equipamento.

Porém, ao olhar mais atentamente, é perceptível a sofisticação do projeto, por meio dos detalhes discretos em dourados, e pela grafia do nome e das características da vara que parecem ter sido feitas à mão com uma caneta bico de pena.

Tecnologia pura

A Day´s utiliza um blank feito com carbono de alta modulagem da renomada empresa Toray, sendo a sua construção um dos destaques. O blank é formado por camadas de carbono dispostas em direções diferentes, o que resulta em um material mais leves, sensível e forte, principalmente em relação à torção do blank na hora que ele trabalha ou seja, melhora o teu controle na hora de lançar uma isca ou brigar contra um peixe.

Outro grande benefício é a sensibilidade, pois ele responde mais rápido a quaisquer vibrações.

Para completar o equipamento, ele só poderia receber os melhores componentes da Fuji, como os modelos de passadores modernos S-SIC, que possuem a armação da série K, que são pequenos e bem leves; e os anéis internos são SIC. Isso resulta em peças relativamente menores, mas com anéis não tão pequenos. Isso ajuda nos lançamentos mais distantes e permite a utilização de líderes mais grossos.

Ainda pensando na mais alta performance, a Day´s foi equipada com reel seat ECS (modelos para carretilha) e VSS (molinete), que são bastante ergonômicos e proporcionam excelente sensibilidade. Aqui, uma peça que se destaca é a rosca de fixação que é feito de metal, muito simples e bonita.

Ao final, a união de todas essas peças cria uma vara leve, robusta, desenhada para atender as necessidades do pescador moderno e exigente.

Vale lembrar que a série é bastante completa, indo desde as varas de baitfinesse, passando pelas varas de finesse, chegando aos modelos usados para bigbait e frog. Hoje ainda temos o lançamento da série Day´s Brasil, com medidas que o pescador brasileiro gosta.

A Day’s é produzida com materiais de alta performance

Na prática

Durante algumas gravações para o canal Pesca & Companhia de vídeos, experimentamos o modelo DYC-66MH, que mede 6´6″, de 12 a 20 lb e casting de 1/4 a 1 oz (7 a 28g), com plugs de superfície, vibration, chatterbaits e algumas montagens para iscas soft como texas e o no sinker back slide.

A Day´s permite um excelente controle durante os arremessos de precisão, além de comprimento e força para os lançamentos mais longos. A sua ação equilibrada é eficaz tanto para dar vida às artificiais trabalhadas com toques quantos as de recolhimento contínuo.

Também é importante ressaltar a ponta sensível, que aliada a um butt mais potente é execelente para a pesca de fundo, em que temos que sentir a isca passar pelas estruturas, detectar a batida do peixe, e ainda ter potência para executar uma fisgada rápida e enérgica.

É díficil descrever o quanto impressionante é este material. É de deixar empolgado qualquer pescador mais fánatico. Você ficará surpreso ao sentir a vara na mão pela primeira vez. É nesse momento que sentimos um pouquinho da mais alta tecnologia empregada no caniço.

As qualidades da vara puderam ser testadas durante gravações de vídeos para a Pesca & Companhia