Accept: a surpreendente carretilha da Saint Plus

Avaliamos o equipamento que oferece muito mais que um bom custo-benefício

Por Pepe Mélega

Em uma viagem marcada para Argentina avaliei a Accept, carretilha da Saint, indicada para pesca de arremesso com iscas artificiais.

Fiquei impressionado com o seu desenho moderno, usando as cores preto e cinza fosco, e o carretel de alumínio anodizado azul com capacidade de aproximadamente 100 m de linha de 0,33 mm. Trata-se de uma carretilha de 215 g, que está mais para uma tamanho 150 do que uma 100.

O material empregado em seu chassis é o grafite, a manivela de metal de 90mm com manoplas em EVA, que garantem pegada firme e confortável.

A Accept vista por ângulos diferentes e um detalhe dela aberta

Ao montar o conjunto na vara, gostei da ergonomia. Ela proporcionou uma pegada (grip) muito confortável.

Meus primeiros arremesso foram cuidadosos. Para ver como a carretilha se comportava, inicialmente zerei o sistema centrífugo para ver o magnético multi pontos em ação.

Senti dificuldade no início, mas ao ajustar de forma correta, os arremessos saíram perfeitos. Para que isso, acionei o centrífugo de seis pontos de contato, e que ainda tem um ajuste externo com escala de 0 a 10, que aproxima ou afasta os pontos de contato.

Num momento de vento frontal utilizei o freio magnético, que mostrou sua eficiência. Nesta situação, ajustei ele em 1/3 da escala e foi o suficiente para evitar contratempos, mesmo colocando força excessiva nos lançamentos.

Durante o uso, a carretilha se mostrou macia, graças ao conjunto de nove rolamento mais um para o sistema anti-reverso instantâneo. Por ter a velocidade de recolhimento de 7.0:1 senti como se utilizasse o material há longa data.

Fisguei alguns exemplares entre 3 a 5 kg e o equipamento se comportou muito bem durante a briga. A fricção é suave e sem trancos, sendo o drag (fricção) máximo de 5 kg.

Mais uma boa opção

A impressão após o uso mostrou que a Accept é muito boa para a prática da pesca com iscas artificiais. Ela é apenas um poquinho maior e mais pesada que a conhecida New Sole e proporcionou bom controle nos arremessos, tanto os de precisão quanto de distância. Ela mostrou um bom desempenho com os fortes dourados argentinos, garantindo belos exemplares.

Especificações
Velocidade de recolhimento: 7.0:1
Rolamentos: 9 de aço + 1 do anti reverso
Peso: 215 g
Sistema de freio duplo: Centrífugo e magnético
Capacidade de linha: 130 m de 0,28mm ou 105 m de 0,33mm
Fricção máxima: 5 kg