A nova tendência para o tucunaré

Veja como as jerkbaits de barbela longa podem virar uma verdadeira carta na manga na busca pelos tucunas

Por Gustavo Nero Mitsuushi

A nova tendência na pesca dos tucunarés é o uso de jerkbaits de barbela longa, plugs consagrados na pesca de black bass entre os japoneses e norte americanos.

Isso acontece porque os peixes estão cada vez mais seletivos devido a grande pressão de pesca. Pensando nisso, é necessário buscar técnicas com uma apresentação mais real.

Essas iscas possuem corpo delgado e distribuição de peso no sentido crânio-caudal, permitindo longos arremessos.

As mais usadas medem de 7 a 15 cm, podem flutuar ou ficar suspensas na mesma profundidade quando paradas (suspending) ou afundar lentamente.

A ação suspending imita um peixe ferido ou letárgico em águas frias. Os predadores cientes disso se movem para atacar essas artificiais devido seu instinto oportunista.

Por este motivo, essas iscas proporcionam maior produtividade quando trabalhadas lentamente.

Em águas tupiniquins, as jerkbaits fazem sucesso com os quentes e ativos tucunarés, principalmente quando utilizadas em águas limpas.

Comprovei isso em uma experiência na Represa de Jaguara, entre São Paulo e Minas Gerais, local com alta pressão de pesca, onde capturei 30 exemplares em uma tarde.

Modo de usar

A maneira mais simples de usar é com o recolhimento contínuo com ou sem toques. Ela funciona bem quando visualizamos o tucunaré em águas limpas.

Outro trabalho é o recolhimento com paradas. Comece puxando alguns metros de linha para a isca afundar até o seu limite – isso varia de acordo com o tamanho da barbela. Em seguida, pause para a isca ficar estática, em um intervalo de 3 a 10 segundos.

Vale lembrar que os pescadores de bass em águas frias fazem um intervalo que pode durar meio minuto. Depois da pausa, dê pequenos toques, imitando uma presa debilitada.

Dicas Finais

As varas podem ser indicadas para linhas de até 16 lb ou 20 lb e ter uma ação mais moderada para um melhor trabalho da sua artificial.

Opte por carretilhas ou molinetes com velocidade igual ou superior a 7:1. Como a artificial fica “parada”, no momento da tração é necessário retirar a folga da linha para recomeçar o trabalho.

A linhas de multifilamento de 25 a 40 lb são as mais usadas, mas nada impede que o pescador use o náilon, que é muito comum entre os americanos e japoneses.

O líder de fluorcarbono de 25 a 35 lb é essencial, pois as jerkbaits possuem maior efetividade em águas limpas. O fluor fica praticamente invisível, ajudando a capturar os peixes mais desconfiados, além de ser mais resistente à abrasão.

Empregue as jerkbaits em áreas com profundidade superior a dois metros, baixios e drop offs. Evite arremessar em águas rasas, onde há grande possibilidade de enroscos.