O frio chegou. É hora de pescar carpas

Confira as técnicas para pescar as carpas no período mais frio do ano

Por Alexandre Olo

Quando as temperaturas despencam nos meses frios as carpas – em especial das “cabeçudas” – ficam mais ativas. Hora ideal para pescar a espécie.

A cabeçuda, como é popularmente conhecida, ganha a preferência dos pescadores por causa do tamanho e peso avantajado em comparação com as outras.

Essa pescaria é considerada mais técnica, ou seja, não adianta simplesmente fazer a massa, jogar no lago e esperar a linha puxar.

É necessário todo um ritual, que vai desde a preparação da massa, cor de acordo com o local, sabor, essências, atrativos e mais…

A espécie filtra a água e a partir daí retira o seu alimento. Por isso é importante que a massa se dissolva aos poucos, atraindo-as para o ponto, igual a uma ceva.

Como a isca deve dissolver debaixo d´água, muitos pescadores peneiram a massa antes de envolvê-la no chuveirinho.

Um simples detalhe

Outra questão fundamental é o arremesso. Devemos tentar deixar as bóias dispostas de maneira com que fiquem alinhadas paralelamente ao contorno do lago.

Isso fará com que a massa, ao se desfazer, forme um ponto de ceva. Agora o fator decisivo para o sucesso e um bom resultado é descobrir a altura que os peixes se alimentam.

Para isso, deve ser montado o sistema com o nó de correr na linha principal e uma miçanga (cujo orifício deve travar quando em contato com o nó), variamos a altura até encontrar a área de ação.

Nos primeiros arremessos, regule cada equipamento em alturas diferentes e quando obtiver duas ou mais ações em um mesmo conjunto, deixe os outros iguais.

Fique atento, pois essa regulagem pode mudar no decorrer do dia, conforme a variação de temperatura da água e pressão atmosférica.

Fique de olho

Na maioria das vezes, a primeira reação do pescador quando percebe que a boia afundou é imediatamente realizar uma vigorosa fisgada.

Porém, o ideal é recolher rapidamente a linha e levantar a vara que o peixe já estará fisgado, evitando maiores ferimentos, uma vez que a boca das carpas rasgam facilmente.

Tão importante quanto preservar o peixe é evitar acidentes. Portanto devemos retirar a espécie da água com o auxílio do puçá e manusear, tanto para fotos ou soltura, após a retirada dos anzóis.

Aproveite o tempo

Enquanto espera pela carpa, você pode se dedicar a outras espécies. Uma simples montagem com chumbinho pequeno, chicote de uns 30 cm e massa no fundo pode surpreender.

Uma outra opção seria retirar três das quatro pernas do chuveirinho, deixando apenas uma mais o matador e adaptar duas bolinhas de EVA entre o nó e a haste do anzol.

Dessa forma, a massa vai se dissolvendo no fundo e o peixe acaba sendo atraído pela cor das bolinhas que ficam boiando na “nuvem” que se forma, abocanhando uma delas.

Um conjunto de potência média é o mais indicado pela sensibilidade e por oferecer menor resistência nas investidas dos peixes.

Como os peixes estão menos ativos, economizando energia, qualquer resistência fará o peixe desistir da isca, portanto a montagem sem chumbo e o uso de linhas mais finas são recomendados.

Se utilizar linhas coloridas, o ideal é sempre confeccionar o chicote com linhas transparentes ou fluorcarbono.

Mais dicas

A massa deve estar macia e na hora de iscar, faça uma bolinha pequena , de tal jeito que não exceda o tamanho do anzol, dando menos chances ao peixe de ir beliscando, fazendo com que ela se solte antes da fisgada.

O tamanho da vara não é tão importante quanto a ação, que deve ser moderada ou lenta.

Depois de lançar deixe como referência uma pequena barriga na linha entre a ponteira da vara e a superfície da água, obtendo uma melhor visualização das ações.

Com todos esses pontos à favor, usando as técnicas adequadas, podemos sim nos divertir bastante e ainda pescar grandes carpas no frio.

Em sentido horário: a vara deve ter ação moderada a lenta.
Adapte duas bolinhas de EVA entre o nó e a haste do anzol, que vai atrair o peixe pela cor.
Outras espécies de carpas, além da cabeçuda, também ficam ativas no frio.
Use sempre o passaguá para tirar o peixe da água.