Nova carretilha da Abu Garcia Revo Premier

A Abu Garcia Revo Premier, modelo top de linha da marca, chega a sua quarta geração e usa componentes de excelente qualidade

Por Pepe Mélega

A consagrada carretilha Abu Garcia Revo Premier chega em sua quarta geração e é a numero 1 da marca em termos de qualidade de seus componentes.

Trata-se de um modelo de perfil baixo com chassis de X2-Cräftic, liga a base é o grafite desenvolvida para ter ótima resistência a corrosão e rigidez, garantindo o alinhamento de seus componentes.

A Premir recebe 10 rolamentos em aço HPCR (High Performance Corrosion Resistant ) mais um rolete em aço para o sistema anti-reverso da manivel.

Percebe-se a preocupação de ser uma carretilha adequada para a pesca em água salgada/salobra, mas não é 100% saltwater. Apesar disso, atende bem aos robaleiros adeptos das artificiais.

Pequena, mas forte

A fricção é potente, detalhe característico da Abu Garcia, e formado por múltiplos discos (de metal e carbono), que garantem, segundo o fabricante, impressionantes 24 lb (10,8 kg) de drag.

O carretel é de alumínio, montado em eixo curto reforçado. Seguindo a tendência mais atual é balanceado, dotado de um rolamento e sistema de seis pontos de contato para o freio centrífugo.

A manivela de grafite tem 10 cm de comprimento e manoplas em EVA com boa pegada (gap) mesmo com a mão molhada.

Dois sistemas atuam no freio de arremesso, o fino que ajusta a pressão no eixo – ou seja, aquele que elimina o jogo do carretel ao ser apertado – e o centrífugo com seis pontos de contato em uma placa de metal na tampa.

Essa placa possui um ajuste de afastamento e ou aproximação que garante a eficácia do sistema. Ambos os controles são ponto com aviso sonoro.

Há uma excelente característica. Apesar do controle de fricção ser externa – ao abrir a tampa de acesso ao carretel – a trava está bem posicionada na parte inferior, presa a um eixo, evitando se perder por acidente.

A Abu possui versões com velocidades diferentes. A mais rápida é de 7,3:1, modelo PRM – HS com recolhimento de 76 cm e disponível só para mão direita e com 6.6:1, modelo PRM e PRM – L com recolhimento de 69 cm por volta da manivela, com a opção para mão direita e esquerda.

O guia fio recebe uma cobertura que o deixa mais resistente a ação de abrasão.

A capacidade de linha é boa, e consegue comportar 135 m de 0,32mm. Já o ponto alto em minha opinião é peso de 174,6 g declarado pelo fabricante.

Na prática

Testei a Revo Premier em uma pescaria de dourados na região de Itati, Argentina, e posteriormente na região de Santos e São Vicente(SP).

A carretilha montada ficou bem ergonômica e deixou o conjunto bem balanceado, com um caniço de 6’6” indicado para até 20 lb. Durante o trabalho de isca e a briga, a Premier mostrou que é muita macia.

Os testes na Argentina com iscas grandes de 11 a 13 cm que pesam em torno de 21 g, a carretilha mostrou um grande desempenho.

Em água salobra, na região de Santos e São Vicente usando somente plugs pequenos de 5 e 7 cm que pesam em média 6 g.

O desempenho com iscas leves novamente se mostrou excelente. Um exemplo disso foi lançar sem dificuldades a levíssima Riprizer que pesa 4.4 g.

Apenas tiver que ajustar o freio magnético,apertando três pontos a mais para arremessar em um momento com vento contra.

Sem duvida é um pequena notável , uma excelente opção quando se fala de material de ponta.