O polêmico Alabama Rig

Conheça o Alabama rig, uma montagem que simula um cardume de pequenos peixes

Por Alex Koike

Alabama rig, A-rig, umbrella rig são os nomes comuns para uma montagem polêmica, que ganhou visibilidade quando o pescador Paul Elias a usou em um torneio de black bass em 2011.

O pescador conseguiu fisgar muitos peixes e venceu a competição com uma margem muito superior ao do segundo colocado, o que despertou a atenção de um grande público.

A ideia do Alabama rig é simular um pequeno cardume. A maioria é formada por um peso no formato da cabeça de um peixe, e dela, saem quatro fios de arame externos e um central mais longo.

Em cada braço, o pescador prende um anzol ou uma cabeça de jig para que possam ser iscados os shads. Por esse motivo, muitos pescadores acham que essa é uma técnica apelativa e nada esportiva.

Hoje existem modelos com maior número de braços, alguns recebem lâminas como as utilizadas em spinnerbaits.

Além da pesca do black bass, é usado no corrico em água salgada. Aqui no Brasil, já foi usado com sucesso na pesca de traíras e tucunarés.

Outro lado

Para quem acha que o Alabama rig é apelativo, vale lembrar que a maioria das capturas acontece em apenas um anzol – o central.

Mas, o pescador ainda pode montar o Alabama usando anzois cortados ou cabeças de jig sem as pontas, algo parecido com um grande spinnerbait.

Para finalizar, o pescador que quiser utilizar o Alabama rig é preciso ter um equipamento adequado, ou seja, por ser pesado, é preciso uma vara mais reforçada que o normal.