Tilápia brasileira avança no mercado norte-americano

Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) vê oportunidade de consolidação do produto em meio à guerra comercial

Por Alex Koike

A tilápia brasileira é um dos peixes mais consumidos pelos norte-americanos e ganha cada vez mais espaço na mesa desse exigente consumidor.

Segundo Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), essa é uma excelente oportunidade para o Brasil.

Além disso, apenas 5% da tilápia consumida nos Estados Unidos é produzidas no país. Em 2018, as importações de tilápia pelos Estados Unidos foram de U$736 milhões.

A guerra comercial entre China e Estados Unidos abre espaço para a entrada de produtos brasileiros, isso porque recentemente, a tilápia chinesa passou a ser taxada em 25%.

Esse detalhe somado a nossa competitividade significa que o Brasil pode suprir parte cada vez mais significativa da demanda desse importante mercado.

A exportação de tilápia está em expansão. Segundo dados da PEIXE BR/APEX, a venda de filé fresco de tilápia para os Estados Unidos cresceu 94% de janeiro a abril desse ano.

Outro ponto forte para o produto brasileiro é a sustentabilidade, atributo visto com bons olhos pelos consumidores.

“Nós usamos boas práticas e segurança alimentar. Isso influencia na compra, pois garante mínimos impactos no ecossistema”, explica o presidente da Peixe BR.

A tilápia representa 57% da produção de peixes de cultivo no Brasil, que em 2019 foi de 758.006 toneladas. O país ocupa a quarta colocação na escala mundial.