A lanterna ideal para a sua pescaria

Elas são importantes, ajudam em diversas situações e devem estar sempre presentes na sua tralha

Por Pepe Mélega

Encontramos uma variedade enorme de lanternas no mercado. São tantas que fica difícil escolher o modelo certo para a sua pescaria.

No passado, as queridinhas dos pescadores eram as MagLites, que são fortes, usam refletores lisos, lâmpadas incandescentes e possuem ajuste de foco.

Por serem pesadas e precisarem de várias pilhas grandes foram deixadas de lado pela eficácia dos modelos LED – potentes e consomem menos energia das baterias.

Elas usam um diodo emissor de luz (LED) e refletores do tipo “casca de laranja”, que espalham a luz de maneira uniforme. Quando são montadas com lentes que se movimentam isso facilita a focagem.

A Maglite é uma lanterna robusta que usa refletores lisos e possui ajuste de foco. Porém são pesadas e consomem muita energia

Tipos e formatos

Uma da mais comuns é a chamada lanterna doméstica – aquela que você tem em casa para ajudar quando cai a energia. Ela tem a construção simples, por isso são mais frágeis.

Elas resolvem na emergência, são baratas, leves, iluminam bem e apresentam consumo de bateria adequado.

Quando usamos na pescaria ou no acampamento empregamos as chamadas lanternas de aventura – resistentes e com boa autonomia de energia.

As mais comuns são as de cabeça (headlamps), mas há outros modelos que podem ser usadas e possuem clips que as prendem em vários locais – como nas alças da mochila, cintos e etc.

Esses modelos são curingas porque deixam as mãos livres. Entre as principais características estão a leveza, resistência a água e possuem longa autonomia.

Alguns equipamentos possuem modos diferentes de iluminar, inclusive com sinal SOS programado para uma emergência, mas custam mais caro.

As lanternas táticas – são as “Ferraris” da categoria e estão disponíveis em diversos tamanhos, com muita potência.

Elas possuem fortes no feixe de luz, com grande poder de foco, resistentes na construção e são à prova d’água, tudo isso, geralmente, em um tamanho reduzido.

Outra característica é poder ser carregada na mão ou em suportes específicos para armas, motos, quadriciclos e bicicletas.

Uma variação interessante para uso nas pescarias é a imitações de lampião para uso estático. Ela costuma ser maior, porém leve e vem com diversas funções.

Algumas possuem luz branca e a amarela – que dizem repelir insetos-, além de um modo piscante, que serve para sinalizar em emergências.

Para finalizar, existe um modelo pequeno de lanterna com luz estroboscópica, ideal para sinalizar em canais ou em baías a presença de sua embarcação para as demais que estão em movimento.

Potência das lanternas

Para entender melhor a potência das lanternas, aqui vão alguns exemplos:De 0.25 a 1 lúmen: Luz da lua cheia durante uma noite de céu claro

-25 lúmens: É a quantidade de luz que você precisa para ler um jornal em um quarto escuro
-De 30 a 100 lúmens: Iluminação suficiente para realizar atividades que estão na distância das mãos (Exemplos: cozinhar, afiar uma faca, manejar uma arma).
-200 lúmens: Capaz de desorientar temporariamente o alvo durante a luz do dia em caso de luz focal;
-De 400 a 800 lúmens: É a intensidade de luz por metro quadrado que você possui dentro de seu quarto durante o dia;
-De 32.000 a 100.00 lúmens: Intensidade da luz que você recebe de forma não focal durante um dia ensolarado com o céu sem nuvens.

Potência e o uso

Com a questão da “potência” explicada é fácil ficar seduzido por lanternas de alta luminosidade, no entanto outros fatores devem ser analisados antes de você fazer sua escolha, um muito importante é o feixe de luz.

Fique atento: algumas lanternas prometem dois mil, três mil lúmens por preços ínfimos e isso nem sempre é verdade. Procure as lanternas de marcas confiáveis e verificadas pelo Instituto Nacional Americano de Padronização.

-1 a 20 lúmens: Chaveiros com LED’s ou mini lanternas para atividades simples como procurar algo que caiu dentro do carro
-30 a 100 lúmens: Lanternas de uso geral encontradas em lojas de ferramentas e que iluminam quartos escuros ou procurar velas quando a energia cai;
-100 a 280 lúmens: Lanternas táticas, com alta intensidade de brilho e com potencial para desorientar quando mirada nos olhos do alvo.
280 a 1500 lúmens: Lanternas de alta potência usadas camping, caça e ambientes muito abertos em que a distância de iluminação é importante.
– 1.500 a 3.500 lúmens: Lanternas de produção limitada e custo alto para atividades específicas como a exploração de cavernas.

Os novo modelos possuem LEds, são leves e gastam menos energia. Alguns modelos possuem alertas SOS e são recarregáveis