Rodadinha para a piapara

Também conhecida como pingadinha, essa é uma das técnica mais eficientes e populares para a piapara

A rodadinha usa a força da correnteza para levar a sua isca até o peixe

A rodadinha é uma técnica muito usada para fisgar a piapara, pois com ela o pescador explora toda uma área, capturando peixes que muitas vezes não conseguiria se estivesse arremessando a isca.

Outra vantagem desse método, que é empregado em conjunto com uma ceva, é a de fazer a sua isca percorrer as mesma trajetória dos grãos da ceva de forma natural, apenas com a ajuda da correnteza.

Para executar a rodadinha, que também é conhecida como pingadinha, o pescador deve soltar a isca ao lado do barco, com a carretilha destravada.

Entre as iscas mais usadas está o milho que também é usado para cevar

Dessa forma, a isca com o peso afundam até alcançar o solo. Quando eles tocarem o fundo, o pescador deve levantar a vara para que o chumbo fique suspenso na corrente.

Em seguida, deixe afundar de novo para erguer a vara novamente.

Essa ação deve ser feita sucessivamente até o ataque do peixe ou até quando o pescador achar que não terá mais ataques ou ainda perder a sensibilidade da linha e chumbada.

Normalmente a piapara ataca a isca nas primeiras pingadas. Se isso acontecer e você não fisgar, recolha a isca e confira para ver se ainda tem isca no anzol.

Outros detalhes

Para empregar essa tática, um dos melhores locais ficam próximos a canais profundos, um pouco diferentes de poços profundos.

Com a ajuda de uma sonda é possível localizar grandes pedras e ao lado dela um canal que sai da funda para uma mais rasa, tipo um V.

Além dos alimentos, as piararas e outras espécies como o pacu encontram proteção com várias rotas de fuga de predadores oportunistas como os dourados e alguns peixes de couro.

Depois de localizado o ponto, pare um pouco antes e faça uma boa ceva para atrair as piaparas.

O ponto negativo dessa técnica é que ela tem maiores chances de enroscar em alguma estrutura no fundo do rio ou de você perder a sua isca nesse processo. Mas se você souber como driblar esses problemas, a produtividade pode te surpreender.

Bons pontos de pesca costumam reunir várias embarcações com pescadores usando a rodadinha para piapara