Fóssil de peixe gigante é encontrado na Patagônia

O espécime de 70 milhões de anos pertence ao gênero Xiphactinus, os maiores peixes que já existiram no planeta

No dia seis de julho, paleontólogos argentinos descobriram um fóssil de peixe gigante, que pertence ao gênero Xiphactinus de 70 milhões de anos.

Vale destacar que o Xiphactinus está entre os maiores peixes predadores que já existiram no mundo.

A descoberta aconteceu nas imediações do Lago Colhué Huapial, ao sul da província de Chubut, na Argentina, e foi publicada na revista científica “Alcheringa: An Australasian Journal of Palaeontology”

Os restos de um peixe que passava dos seis metros de comprimento conviveu com os dinossauros e nadou pelos “mares” da Patagônia no final do Período Cretáceo, quando a temperatura era muito mais temperada do que na atualidade.

Segundo os paleontólogos argentinos, o corpo terminava em uma enorme cabeça com grandes mandíbulas e dentes finos como agulhas.

Xiphactinus pelo mundo

Há registros destes gigantes carnívoros em outras partes do mundo com esqueletos completos, inclusive, alguns ainda preservam o conteúdo estomacal.

Até o momento, só havia registros dos fósseis deste animal no Hemisfério Norte, mas, há poucos anos, encontrou-se um exemplar na Venezuela.

É interessante mencionar, que a região patagônica é um dos maiores reservatórios mundiais de fósseis de dinossauros e de outras espécies pré-históricas.

O fóssil de peixe gigante pertence ao gênero Xiphactinus foi encontrado na Argentina