Forrest Wood, o Mr. Bass boat

Conheça um pouco da história do fundador da Ranger Boats, marca que revolucionou o mercado de barcos de pesca

Por Alex Koike

Forrest Wood nasceu no dia 9 de junho de 1932, em Flippin, Arkansas (EUA) e ficou mundialmente famoso por ser o criador do bass boat moderno.

Wood foi o fundador da Ranger Boats, que se tornou o maior fabricante desse tipos de embarcação no mundo.

Ele tinha uma fazenda de gado – a mesma em que foi criado e iniciou a carreira ao “ar livre” como guia de pesca em vários lagos e rios da região, e foi muito bem-sucedido.

Nessa época, passou a entender as necessidades de ter uma embarcação melhor para realizar o serviço de guia e, em 1968, começou a construir barcos.

Por ser patriota e cowboy, Wood queria um nome com as qualidades que ele mais desejava em uma embarcação: força, segurança e confiabilidade, ou seja, características dos lendários homens da fronteira conhecidos como Texas Rangers.

Wood morreu em janeiro de 2020. Ele foi o maior fabricante de bass boat e foi muito respeitado pela indústria por causa da sua grande contribuição à pesca esportiva

O primeiro Ranger foi construído em 1968 e logo se espalhou a notícia sobre a nova empresa. Em 1970, a Ranger Boats vendeu 1.200 unidades.

Barco para torneios

Mais ou menos na mesma época, Ray Scott formou a Bass Anglers Sportsman Society (BASS) e Wood passou participar dos torneios para ter uma ideia do que os pescadores desejavam em um barco.

Isso levou a muitas inovações que hoje são padrão nessas máquinas de pesca, como compartimentos para as caixas de pesca e as varas, além de viveiros com aeradores.

Isso fez a Ranger crescer de forma inimaginável, tornando-a em uma empresa de barcos icônica, sendo o bass boat oficial usado no Bassmaster Classic por 30 anos.

Wood morreu em janeiro de 2020, aos 87 anos, o fundador da Ranger Boats e tornou-se admirado e respeitado pela indústria da pesca esportiva.

Ele é membro do Hall da Fama da Pesca Profissional do Black Bass, do Hall da Fama de Pesca em Água Doce, do Hall da Fama dos Esportes Náuticos Internacional, do Hall da Fama dos Fabricantes Náuticos Nacionais e muitos outros títulos.

Ter sido o bass boat oficial usado no Bassmaster Classic por 30 anos é um dos feitos da Ranger (Foto divulgação: Ranger Boats)