Cardumes de peixes são encontrados mortos no Rio Teles Pires (MT)

Flagrante feito por um pescador traz o quinto desastre ecológico ligado a Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE) em menos de um ano

Por Alex Koike

O pescador e empresário, Luis Fernando Galan, nos enviou o registro de milhares de peixes mortos no Rio Teles Pires, em Sinop, no norte do estado, nesse fim de semana (15 de agosto).

Nas fotos é possível ver uma grande quantidade de peixes boiando em uma área próxima à barragem da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE).

Entre as mais afetadas estavam os piaus, as matrinxãs, os pacus, os curimbatás, as cacharas e os tucunarés.

Desde a inauguração da usina hidrelétrica em 2019, os moradores da região contabilizaram cinco desastres parecidos ao do último sábado.

Em setembro de 2019, a Justiça suspendeu o funcionamento da empresa por um desastre ainda maior. Na época foram recolhidos 13 toneladas de peixes mortos no Rio Teles Pires.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) diante desses problemas, já multou a companhia em mais de R$ 62 milhões.

Mais problemas

Ainda segundo Galan, a Usina Hidrelétrica de Sinop apresenta outros problemas, como a falta da escada peixe ou um sistema de transposição de peixes.

Esse sistema nada mais é que uma estrutura construída perto da barragem para facilitar a transposição natural das espécies que necessitam fazer migração, especialmente na época da piracema.

A Sema também notificou a Companhia Energética de Sinop, concessionária da usina, a instalar um sistema de repulsão dos peixes e a realizar correções na bacia de dissipação ainda em 2020.


Entre os peixes mortos estavam os piaus, as matrinxãs, os pacus, os curimbatás, as cacharas, os tucunarés e outras espécies